Partilhar

Carnaval sustentável. Aprenda a fazer confetis com folhas e flores secas

Tempo, paciência e uma mente consciente. Estas são as três coisas de que vai precisar para transformar positivamente este Carnaval. Esqueça o papel, o planeta agradece.

21 Fevereiro 2020
Forever Young

É certo que este é um dia conhecido pela alegria, pela diversão e música animada. Os adultos e, sobretudo, as crianças mascaram-se neste dia especial para celebrar a brincadeira. No meio das corridas e brincadeiras uma coisa é certa: vão ser atirados ao ar confetis e serpentinas.

Apesar desta ser uma tradição bastante popular a verdade é que não é tão inofensiva como podemos imaginar – em particular para a sustentabilidade do nosso planeta. Além de puder poluir as águas e de sujar as ruas (inclusive entupindo os esgotos) este tipo de papeis são normalmente de origem não reciclada. O seu uso singular e descartável acaba assim por determinar que esta é uma solução pouco “amiga” do planeta.

Muitos ambientalistas e ONG`s têm vindo a alertar para os impactos negativos das celebrações de Carnaval e Halloween. Sendo certo que ninguém pretende impedir o divertimento das populações, a verdade é que é possível encontrar outro tipo de soluções que permitam continuar as habituais celebrações sem causar nenhum tipo de danos ambientais. Uma solução bem mais divertida e sustentável? Criar confetis naturais a partir de folhas ou flores.

Tão coloridos como os de papel, esta é uma alternativa barata e fácil de fazer que promete não impactar tão negativamente o meio ambiente.

Como fazer confetis a partir de folhas?

É muito simples. Basta que junte várias folhas e pétalas de flores secas que encontre caídas nos jardins e nas ruas. Lembre-se que quanto mais diferentes forem os tipos de plantas que encontrar mais divertidos e coloridos ficarão os seus confetis. Procure cores e texturas interessantes.

Depois de concluída esta fase inicial é tempo de regressar a casa e preparar tudo com a ajuda de um furador de papel. Esta ferramenta irá permitir que corte estas folhas e plantas de forma perfeita, em pequenas formas circulares. No final basta que guarde tudo num pote ou num saquinho antes de sair para a rua e começar a divertir-se com os seus amigos.

Por isso já sabe, este ano no Carnaval escolha fazer algo diferente com a sua família, amigos, filhos ou netos. Juntem-se para construir esta engraçada alternativa sustentável. Nada como cada um fazer a sua parte para reduzir a sua pegada ambiental. Boa folia!

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 8 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 9 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 9 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 9 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 9 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 10 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 11 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 11 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 11 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 13 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 13 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 14 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 14 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 15 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 15 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 15 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 15 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 16 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 16 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.