É certo que este é um dia conhecido pela alegria, pela diversão e música animada. Os adultos e, sobretudo, as crianças mascaram-se neste dia especial para celebrar a brincadeira. No meio das corridas e brincadeiras uma coisa é certa: vão ser atirados ao ar confetis e serpentinas.
Apesar desta ser uma tradição bastante popular a verdade é que não é tão inofensiva como podemos imaginar – em particular para a sustentabilidade do nosso planeta. Além de puder poluir as águas e de sujar as ruas (inclusive entupindo os esgotos) este tipo de papeis são normalmente de origem não reciclada. O seu uso singular e descartável acaba assim por determinar que esta é uma solução pouco “amiga” do planeta.
Muitos ambientalistas e ONG`s têm vindo a alertar para os impactos negativos das celebrações de Carnaval e Halloween. Sendo certo que ninguém pretende impedir o divertimento das populações, a verdade é que é possível encontrar outro tipo de soluções que permitam continuar as habituais celebrações sem causar nenhum tipo de danos ambientais. Uma solução bem mais divertida e sustentável? Criar confetis naturais a partir de folhas ou flores.
Tão coloridos como os de papel, esta é uma alternativa barata e fácil de fazer que promete não impactar tão negativamente o meio ambiente.
Como fazer confetis a partir de folhas?
É muito simples. Basta que junte várias folhas e pétalas de flores secas que encontre caídas nos jardins e nas ruas. Lembre-se que quanto mais diferentes forem os tipos de plantas que encontrar mais divertidos e coloridos ficarão os seus confetis. Procure cores e texturas interessantes.
Depois de concluída esta fase inicial é tempo de regressar a casa e preparar tudo com a ajuda de um furador de papel. Esta ferramenta irá permitir que corte estas folhas e plantas de forma perfeita, em pequenas formas circulares. No final basta que guarde tudo num pote ou num saquinho antes de sair para a rua e começar a divertir-se com os seus amigos.
Por isso já sabe, este ano no Carnaval escolha fazer algo diferente com a sua família, amigos, filhos ou netos. Juntem-se para construir esta engraçada alternativa sustentável. Nada como cada um fazer a sua parte para reduzir a sua pegada ambiental. Boa folia!