As oficinas realizam-se em julho e em setembro e são dirigidas a crianças dos 7 aos 13 anos, aliando componentes lúdicas e pedagógicas.
Mais informações aqui.
Teias e Nós de Culturas
Oficina Sensorial de Arte
1 a 5 julho
Capacidade / Capacity: Min. 8 Max. 17 pax
Com Patrícia Trindade e Maribel Sobreira
De onde vimos, onde estamos e para onde queremos ir? Como é que o nosso corpo sente uma obra de arte viva?
A partir da exposição Nosso Barco Tambor Terra do artista brasileiro Ernesto Neto vamos viajar no tempo e no espaço para entender o que separa e une continentes, que ritmos nos movem e que ideias se cruzam. Nesta oficina experimental de artes visuais, vamos aprender como “ver” a arte (e o mundo) a partir do nosso corpo e usando todos os sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Através de pequenos desafios e da criação de mapas imersivos coletivos, vamos pesquisar diferentes identidades culturais para criar redes, desvios e cruzamentos com som, cheiro e toque.
Vamos fazer uma corrida
Oficina de Ciência
8 a 12 julho
Capacidade / Capacity: Min. 8 Max. 12 pax
Com António Banza e Tiago Serôdio
Já sabes o que queres ser quando fores grande? Aqui no museu podes experimentar trabalhos em oficina, da eletricidade à mecânica. Numa caixa cabem todas as peças e ferramentas necessárias à construção de um carro elétrico: e serás tu a construí-lo! No final, convida a tua família para uma emocionante e divertida corrida, onde irás testar tudo o que aprendeste.
Dipositivos robóticos criativos – ArtBots
Oficina de Arte e Robótica
2 a 6 setembro
Capacidade / Capacity: Min. 8 Max. 17 pax
Com Humberto Neves
Vamos desenvolver mecanismos e sistemas robóticos que nos permitam expressar artisticamente, através do desenho, do som, da luz e do movimento. Com inspiração nas exposições patentes no MAAT vamos explorar os conceitos, temas e desafios que as obras nos sugerem através da criação de instrumentos robóticos alimentados pelos algoritmos que vamos criar. Máquinas criativas que desenham, que reagem, que produzem sonoridades, que nos ajudam a perceber o mundo que nos rodeia. O inesperado, o erro e a incerteza vão estar presentes … para aprendermos e nos impressionarmos com eles