Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cientistas dão o nome de Keanu Reeves a micróbios mortais

6 Março 2023
Sandra M. Pinto

Incrível não acha?

Investigadores alemães descobriram compostos eficazes para matar fungos, mas queriam dar a esta descoberta um nome especial.

Identificados e testados três compostos naturais que se mostraram letais para os fungos, os cientistas ficaram tão impressionados que nomearam os produtos químicos em homenagem ao ator Keanu Reeves, uma referência a como ele elimina vilões em filmes como “John Wick” e “The Matrix”.

O tratamento surge num momento em que os organismos estão a ficar cada vez mais resistentes a antifúngicos conhecidos, de acordo com o coautor do estudo, Sebastian Götze, investigador do Instituto Leibniz da Alemanha para Pesquisa de Produtos Naturais e Biologia de Infeções.

Os micróbios recém-nomeados não são apenas eficazes contra plantas, sendo que os pesquisadores descobriram que os compostos – moléculas comumente encontradas em bactérias chamadas lipopeptídeos – também são um tratamento eficaz contra infeções fúngicas humanas.

O estudo foi publicado no Journal of the American Chemical Society.

«Os lipopeptídeos matam com tanta eficiência que os nomeamos em homenagem a Keanu Reeves, porque ele também é extremamente mortal nos seus papéis», disse Götze em comunicado.

«Temos uma crise de anti-infeciosos. Muitos fungos patogénicos humanos são resistentes a antimicóticos (antifúngicos) – em parte porque são usados ​​em grandes quantidades em campos agrícolas».

Chamados de “keanumicinas”, os compostos antimicrobianos recém-descobertos são um subproduto natural da bactéria Pseudomonas normalmente encontrada no solo e na água. Os pesquisadores encontraram os compostos ao estudar Pseudomonas pela sua eficácia contra amebas predadoras.