Partilhar

Coimbra viaja por paraísos naturais para despertar consciência ambiental

Mais de 50 fotografias expostas no centro da cidade de Coimbra permitem viajar pelos grandes paraísos naturais do planeta com o intuito de despertar a consciência ambiental e a necessidade de se alterarem comportamentos.

9 Abril 2024
Forever Young

“Esta exposição é uma viagem visual por diversos espaços naturais da terra, do Ártico à Antártida, passando por mares, bosques e desertos dos cinco continentes. Tem a dupla mensagem de mostrar a beleza das fotografias, mas também alertar para o facto de a manutenção das espécies depender de nós”, assinalou Jaume Martés, comissário da mostra.

A exposição “De Polo a Polo”, constituída por 52 imagens de diversos espaços naturais da terra, foi inaugurada ao final da manhã de hoje.

Instalada na Praça da República, um local natural de passagem da cidade de Coimbra, esta mostra é proveniente do arquivo da National Geographic Society e reúne trabalhos de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.

Esta é a quarta vez que está em exibição em Portugal e é obra de reconhecidos fotógrafos de natureza, como Frans Lanting, Steve Winter, Paul Nicklen e Tim Laman, entre outros.

Segundo Jaume Martés, esta mostra tem como objetivo sensibilizar para a importância de proteger o planeta e refletir sobre os efeitos da elevada taxa de extinção de espécies e da destruição de habitats em resultado do estilo de vida do homem.

“Mais de metade da flora do mundo e mais de um terço da fauna vivem em apenas 2% da superfície terrestre, em habitats ameaçados. A perda de diversidade biológica é preocupante e está a aumentar rapidamente por causa da atividade do homem”, referiu.

Também o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, disse esperar que a seleção de fotografias desperte consciências e permita momentos de reflexão coletiva.

“Temos de mudar comportamentos para preservar a biodiversidade do planeta”, acrescentou.

Nesta ocasião, o autarca evidenciou que o seu executivo tem a preocupação de deixar a cidade de Coimbra mais verde do que a encontrou há cerca de dois anos e meio.

Para além de garantir que estão a ser plantadas três árvores por cada uma que é cortada, José Manuel Silva salientou ainda a contribuição que o metrobus, “um metro em pneus totalmente elétrico”, terá em termos ambientais.

“Teremos um sistema de transporte público em via dedicada, a mover-se em velocidade até superior aos automóveis e sem preocupação de horário, devido à frequência de circulação”, alegou.

A mostra, promovida pela Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e a Câmara Municipal de Coimbra, poderá ser visitada até ao dia 10 de maio.

“De Polo a Polo. Uma viagem aos grandes paraísos naturais com a National Geographic” está integrada no programa “Arte na rua”, da Fundação “la Caixa”.

Estará aberta 24 horas para visita livre, disponibilizando-se visitas de grupos escolares e outros grupos (mediante reserva através do número de telefone 215 562 495) e visitas comentadas para o público em geral (aos sábados, às 12:00, às 17:00 e às 18:00; e aos domingos, às 12:00, às 13:00 e às 17:00).

CMM // SSS

Lusa/fim

Mais Recentes

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 26 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 48 minutos

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 54 minutos

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 1 hora

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 3 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 3 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 5 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 5 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 5 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 7 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 7 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.