Mas mesmo fora de casa, os nossos eletrodomésticos continuam a funcionar e a consumir eletricidade e aquela fatura que se esperava mais reduzida acaba por ser uma surpresa, afirma o site endesa.pt.
No regresso de férias somos confrontados com uma casa que mesmo vazia continua a consumir energia. Mas é possível reduzir este consumo e gasto com algumas dicas.
Aquela fatura que deveria ser gratuita nunca vai sê-lo. Porquê?
Em primeiro lugar, a potência contratada tem de ser paga independentemente da utilização da energia elétrica. Em segundo lugar, todos os eletrodomésticos e outros que ficaram ligados às tomadas durante as férias continuaram a consumir energia.
Reunimos algumas dicas para que possa ir de férias descansado.
Se possível, desligue o frigorífico
Não é preciso mais que uma breve passagem por cada uma das divisões para perceber que muitos eletrodomésticos continuam ligados e em funcionamento mesmo quando estamos fora de casa. O equipamento mais relevante é o frigorífico, responsável por mais de 30% do consumo energético.
Se vai estar fora mais de três, dê férias ao frigorífico. Aproveite para consumir todos os alimentos e desligar o equipamento da tomada antes de ir de férias. O frigorífico deve ficar totalmente vazio de forma a evitar mofo e maus cheiros.
Se desligar o frigorífico não for uma opção, reduza a temperatura do equipamento porque este não vai ser utilizado e como tal não precisa tanto frio como o normal. Desta forma, consegue preservar os alimentos e poupar cerca de 6% de energia por cada grau aumentado.
Diga adeus ao termoacumulador elétrico
Se a sua água é aquecida por um termoacumulador elétrico, opte por desligar o equipamento e poupe até 25% de energia durante as suas férias.
Cuidado com o stand-by
Apagou todas as luzes da casa mas deixou a televisão em modo stand-by? Este é um gasto totalmente desnecessário, uma vez que este modo representa entre 7% e 11% do total do consumo elétrico anual.
Além disso, existem eletrodomésticos que mesmo desligados continuam a consumir energia só por estarem ligados à tomada. O computador é um bom exemplo disto: se continuar ligado a corrente vai continuar a consumir energia. O mesmo acontece com o ar-condicionado, os carregadores dos telemóveis, as televisões, entre outros.
O melhor é mesmo desligar tudo das tomadas antes de sair.
Desligue o quadro elétrico
Se quer mesmo poupar energia, pode optar por desligar a eletricidade em toda a casa através do quadro elétrico. Uma vez cortada a corrente, deixa de existir qualquer consumo energético.
Controle tudo à distância
Hoje em dia já é possível controlar o seu consumo energético mesmo estando de férias graças a novas tecnologias como tomadas inteligentes que permitem ligar e desligar os equipamentos conectados, analisar o consumo energético a qualquer altura e até mesmo programar períodos de funcionamento.
Se tiver uma casa inteligente, pode controlar todo e qualquer consumo através do seu smartphone.