A primeira viagem de cruzeiro do mundo com zero emissões de gases com efeito estufa (GEE) realizada pelo MSC Euribia marca uma mudança de paradigma para os cruzeiros. Prova que os cruzeiros com zero emissões já são possíveis hoje em dia, significativamente antes do objetivo de 2050 para a indústria. O MSC Euribia alcançou este objetivo ao utilizar o bio-LNG como combustível, aplicando o sistema de balanço de massa.
Depois da viagem inaugural do MSC Euribia com zero emissões de gases com efeito estufa de Saint-Nazaire, França, para Copenhaga, Dinamarca, entre 3 e 8 de Junho de 2023 – incluindo um dia em Amesterdão -, a MSC Cruzeiros pode agora partilhar os principais dados e insights recolhidos durante a viagem. Durante a viagem de quatro dias, o MSC Euribia teve um desempenho 11% melhor do que a sua versão virtual- um navio virtual que reproduz o fluxo e a utilização ideais de energia a bordo- alcançando uma poupança global de 43 toneladas de combustível. Perfis de velocidade otimizados, itinerários, configuração de acabamento e motor, e otimização rigorosa do consumo de energia do hotel, incluindo HVAC, cozinhas e iluminação, garantiram que o MSC Euribia nunca tivesse de usar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem. Para além disso, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do MSC Euribia, o que significa que não houve necessidade de utilizar as caldeiras durante toda a viagem.
A viagem pioneira do MSC Euribia rumo às zero emissões de gases com efeito estufa foi recentemente reconhecida na indústria de cruzeiros ao receber o prémio de “Iniciativa de Sustentabilidade do Ano 2023 nos Seatrade Cruise Awards 2023, anunciado a 6 de Setembro em Hamburgo, Alemanha.
A obtenção do objetivo das zero emissões só foi possível graças à utilização de bio-LNG como combustível. O MSC Euribia utilizou o bio-LNG utilizando um Sistema de balanço de massa, o método mais rentável e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do LNG renovável, totalmente reconhecido pela Diretiva de Energias Renováveis da UE (RED II). Cada lote de bio-LNG produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).
A conclusão bem-sucedida desta viagem envia um sinal claro de que as operações marítimas com zero emissões de Gases com Efeito Estufa são possíveis atualmente se houver combustíveis alternativos disponíveis. Os dados recolhidos e as informações recolhidas durante a viagem serão então utilizadas para otimizar os navios existentes na frota, reduzindo ainda mais as emissões em toda a frota da MSC Cruzeiros.