<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Conheça os dez alimentos com melhores propriedades anti-inflamatórias

10 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Inclua todos na sua rotina alimentar

Sabemos que a inflamação é uma resposta fisiológica contra um agente externo, que pode ser considerado prejudicial à saúde. Quando esta inflamação perdura no tempo, passa a ser considerada uma inflamação crónica de baixo grau, sendo criada uma disfunção em si mesma que pode causar diferentes doenças crónicas como a diabetes, a síndrome metabólica ou fibromialgia.

A dieta anti-inflamatória não é um tratamento de perda de peso específico, mas sim um regime alimentar que incorpora uma série de alimentos que ajudam a reduzir esta inflamação. Porém, outros hábitos anti-inflamatórios como o exercício físico, a gestão do stress e a qualidade do sono são imprescindíveis para resolver ou combater esta inflamação crónica.

O excesso de gordura corporal, como consequência de uma alimentação rica em gorduras saturadas ou açúcares, é o causador da lipoinflamação, ou inflamação crónica a nível de tecido gordo, o que favorece um aumento de peso. Nesse sentido, um estudo da Universidad de Navarra¹ demonstra que seguir uma dieta ajustada em calorias e micronutrientes, parece ter um efeito benéfico no estado inflamatório relacionado com a obesidade e as manifestações da síndrome metabólica.

Graças a vários estudos, sabemos que a gordura desencadeia um processo inflamatório (lipoinflamação), situação que pode ser combatida tendo um peso saudável. A dieta cetogénica segue princípios anti-inflamatórios que promovem uma perda de peso saudável, com múltiplos benefícios para a saúde.

Quais são os alimentos com mais propriedades anti-inflamatórias?

Depois de atingir o seu peso saudável, existem algumas diretrizes de alimentação saudável que se devem seguir para evitar inflamações. A PronoKal partilha alguns deles:

  1. Azeite

O azeite é rico em ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado, que já foi demonstrado ser um tipo de gordura anti-inflamatória, rica em vitamina E e em polifenóis. Recomenda-se usar o azeite extra virgem. Como pode incluí-lo no seu dia a dia? Regue os seus pratos com um fio de azeite.

  1. Cerejas

Vários estudos reconhecem esta fruta pela sua capacidade em reduzir a inflamação devido ao seu conteúdo de flavonoides (antocianinas) que lhe conferem uma cor característica (vermelho) e beneficiam a saúde graças ao seu poder antioxidante, auxiliando o sistema imunológico. Como pode incluí-las no seu dia a dia? No iogurte, cereais ou mesmo em saladas.

  1. Açafrão

Esta raiz, um componente do caril, oferece benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes. Como inclui-lo no seu dia a dia? Junte uma colher de chá de açafrão moído a smoothies, leite ou bebidas vegetais, sozinho ou juntamente com outras especiarias, como a canela. Também pode usá-lo na forma de caril, adicionando-o a uma variedade de receitas e sopas.

 

  1. Cebola roxa

Este vegetal contém flavonoide quercetina, do qual foram descobertas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Como inclui-lo no seu dia a dia? As cebolas roxas dão um toque delicioso às saladas.

  1. Uvas

Pode escolher a que mais gosta, aproveitando qualquer uma das variedades pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Como inclui-las no seu dia a dia? Congele as uvas e coma-as como snack, use-as inteiras em smoothies ou corte-as ao meio e junte-as às saladas.

  1. Sementes de chia

A chia é um ácido graxo poliinsaturado com grandes benefícios anti-inflamatórios e uma boa fonte de proteína. Como inclui-la no seu dia a dia? Polvilhe no iogurte e cereais ou use para fazer pudim de chia.

  1. Brócolos

Um alimento com propriedades anti-inflamatórias, graças ao seu teor de sulforatã. Além disso, destaca-se por conter uma variedade de vitaminas e minerais: vitamina A (na forma de beta-caroteno), vitamina C, ácido fólico, potássio e ferro. Como inclui-los no seu dia a dia? Não os cozinhe demasiado, é melhor refogar levemente ou cozinhá-lo ao vapor até ficar al dente.  Junte-os a saladas e pratos de massa, ou simplesmente sirva-o como acompanhamento com alho salteado.

  1. Salmão

O salmão é uma das melhores fontes de origem animal dos ácidos graxos ómega-3, essenciais para combater inflamações, prevenir doenças e promover a saúde do cérebro, ossos, visão e coração. Como inclui-lo no seu dia a dia? Recomenda-se a escolha de um salmão de qualidade, relembrando que um pedaço de salmão fresco deve ter uma cor laranja ou rosa intensa. Experimente grelhado, assado, escalfado ou grelhado na frigideira. É delicioso!

  1. Gengibre

Gingerol é a substância anti-inflamatória do gengibre. Também é conhecido por ter propriedades analgésicas e por fortalecer o sistema imunológico. Como inclui-lo no seu dia a dia? Gengibre fresco é uma ótima maneira de juntar um pouco de energia a um smoothie ou molho caseiro. Também pode adicioná-lo ralado no salmão cozido ou tomá-lo como uma infusão quente ou fria.

  1. Amoras

Estas pequenas bagas azuis contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que combate a inflamação e pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e cancro. Graças ao seu conteúdo de polifenóis, podem ajudar a reverter a deterioração das funções cognitivas e motoras, relacionadas com a idade. Como inclui-las no seu dia a dia? É fácil adicionar estas frutas doces a smoothies, iogurtes, aveia e saladas.

Uma alimentação saudável é benéfica não só na redução do risco de doenças crónicas, mas também ajuda a melhorar o humor e a qualidade de vida em geral.

Mais Recentes

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 9 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 9 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 9 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 9 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 10 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 10 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 10 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 10 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 10 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 10 horas

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 11 horas

Sabe qual é o estilo de música que afeta o seu cérebro e o pode tornar menos inteligente?

há 11 horas

É este o método mais saudável para cozinhar brócolos, segundo cientistas. Mas tem de ter atenção a um pormenor

há 11 horas

Morangos, mexilhões (e não só). Porque é que podemos contrair hepatite A com alguns alimentos’

há 11 horas

Este destino paradisíaco é o país menos visitado do mundo (e é fácil perceber porquê…)

há 11 horas

O que acontece ao corpo se chegarmos aos 50 °C? Médicos alertam: «calor extremo pode ser mais perigoso do que imaginamos»

há 12 horas

5 sinais silenciosos nas unhas que podem indicar cancro — e que não deve ignorar

há 12 horas

Acha que sabe tomar banho? Especialista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

há 12 horas

Concerto de Beyoncé quase termina em tragédia após falha técnica com carro voador

há 12 horas

Gostava de morar na casa de Karl Lagerfeld? A luxuosa mansão do ícone da moda vai a leilão e o valor pode surpreender

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.