De acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology, o hábito de lavar a loiça com uma esponja pode ser nocivo para saúde, já que o objeto acumula bactérias, especialmente salmonela.
Trond Moretro, um dos autores do estudo, refere que «as esponjas possuem estruturas internas muito grandes em que as bactérias se podem ligar. A isto acrescem os resíduos de alimentos que também se podem acumular em pequenas aberturas das esponjas, favorecendo o crescimento de micro-organismos».
O investigador acrescenta que «apesar de resistirem ao enxaguamento com água corrente e sabão, a maioria das bactérias não são prejudiciais, mas é preciso ter atenção ao lavar pratos e equipamentos com resíduos de carne crua, uma vez que as esponjas podem ser contaminadas por salmonela e campylobacter, bactérias nocivas à saúde«.
O que fazer para eliminar bactérias das esponjas?
Desde logo inclua alguns hábitos na rotina para tentar eliminar as bactérias da esponja, tornando a lavagem de louça mais higiénica.
A fervura da esponja pode eliminar as bactérias, assim como lavá-la na máquina de lavar louça ou mergulhá-la em cloro. O aquecimento no forno a 700W de potência durante um minuto é capaz de matar bactérias presentes na esponja.
É imprescindível trocar a esponja por uma nova ao usá-la para higienizar utensílios que tiveram contato com carne crua.