Cancro do cólon: conheça os sinais que não deve (mesmo) ignorar

Uma deteção rápida do problema pode ser suficiente para salvar a sua vida. Mantenha-se vigilante.

Muitas pessoas acabam por desvalorizar certos sintomas, evitando marcar antecipadamente uma consulta ou exame que poderá ser fundamental para diagnosticar um cancro.

Eis 5 sintomas e sinais que estão associados a um cancro colorretal, que não devem mesmo ser ignorados.

 

  1. Mudança persistente das rotinas do trânsito intestinal

É certo que uma alteração na frequência com que vamos à casa-de-banho ou na consistência das nossas fezes pode ser o resultado de uma qualquer mudança na dieta alimentar ou no estilo de vida, no entanto se esta mudança se revelar persistente poderá ser necessário tomar mais atenção. Uma obstipação ou uma diarreia que dure mais de uma semana pode indicar a presença de pólipo no intestino, que por sua vez pode estar na origem do desenvolvimento de um cancro.

  1. Desconforto abdominal

Depois de uma refeição mais pesada todos podemos sentir mais gases ou um maior desconforto, no entanto se esta dor se revelar mais severa ou persistente que o normal então isso pode ser um sinal de que o seu organismo não está bem. Os pacientes com cancro no colón tendem a experienciar inchaços frequentes motivados pela alimentação.

  1. Sangramento rectal

Se reparar que as suas fezes contêm sangue então esse pode ser um sinal de cancro colorretal. É frequente que este tipo de cancro se manifeste desta forma no trato intestinal. Seja porque as fezes estão mais escuras ou avermelhadas, é fundamental que faça um exame de sangue capaz de revelar o estado dos seus glóbulos vermelhos. Níveis mais baixos deste tipo de células sanguíneas podem ser um sinal de estágios iniciais de cancro.

  1. Sensação de uma evacuação intestinal incompleta

Um sintoma que afeta muitos pacientes deste tipo de cancro é a sensação de uma defecação incompleta que parece não aliviar totalmente os intestinos. Algo parece não se evacuar como habitual, sendo igualmente comum que a frequência com que vão à casa-de-banho comece a diminuir.

  1. Perda de peso injustificada e fatiga

A perda de peso abrupta é sem dúvida um dos sinais mais comuns e preocupantes de vários tipos de cancro. Em particular neste caso, este sintoma pode estar associado à presença de pólipos no intestino que interfiram na forma como o organismo metaboliza a comida, podendo inclusive bloquear a digestão.

De resto o sangramento interno deste pólipo pode ainda contribuir para uma sensação de maior fraqueza e fatiga. Habitualmente este sintoma surge sem grande explicação e não é aliviado pelo descanso ou pelo sono. É importante que consulte um médico e faça exames para “despistar” a possibilidade de cancro colorretal.

 

Ler Mais