<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Covid-19: saúde preventiva de pessoas com mais de 50 anos foi a mais afetada

A prestação de cuidados de saúde preventivos a pessoas com 50 ou mais anos terá sido mais afetada durante a primeira vaga da pandemia de covid-19, ocorrida em 2020, revelou um estudo da Universidade de Coimbra (UC).

O estudo foi realizado por uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Economia e Gestão e docentes da Faculdade de Economia que analisou dados de 123 mil pessoas com 50 ou mais anos de idade, de 28 países (da União Europeia, exceto Irlanda, e incluindo Suíça e Israel).

A equipa de investigação, composta por Carlota Quintal, Micaela Antunes, Luís Moura Ramos e Óscar Lourenço, apresenta uma relação entre necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas na primeira vaga da pandemia, em 2020, e o reporte de diagnóstico de cancro em 2021.

Através da análise dos efeitos das necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas (NNS) em 2020 no estado de saúde das pessoas em 2021, a investigação chama a atenção para a forma como as crises pandémicas podem impactar os sistemas de saúde, em particular o diagnóstico de doenças graves.

De acordo com a equipa de investigação, “no caso concreto da pandemia de covid-19, os níveis de NNS em 2020 atingiram valores sem precedentes”.

“Além do medo da infeção pelo SARS-CoV-2, que afastou as pessoas dos serviços de saúde, estes serviços também cancelaram inúmeros cuidados de saúde programados”.

A equipa analisou três motivos para a ocorrência de NNS, nomeadamente “consultas médicas agendadas que foram adiadas (o motivo mais prevalente, com 25% a 12% das pessoas a relatarem pelo menos uma situação entre 2020 e 2021, respetivamente)”, a “desistência de algum cuidado de saúde por medo da covid-19” e a “solicitação de consulta não atendida”.

No estudo, “não se sugere que as NNS resultaram em cancro, mas sim que as pessoas deixaram de fazer exames em 2020 que afinal eram pertinentes e que, possivelmente, tiveram um diagnóstico tardio”.

No entanto, “os resultados revelam que os sistemas de saúde não negaram a prestação de cuidados a quem apresentava maior risco de vida”, referiram os investigadores.

“Encontrámos uma associação negativa entre NNS e mortalidade, o que parece indicar que os sistemas de saúde priorizaram doentes mais graves, mostrando a capacidade de identificar os indivíduos que corriam maior risco de vida e dar-lhes acesso prioritário, mesmo num contexto adverso e inédito”, explicaram.

E, de acordo com os resultados da análise, “em 2021 as chances de novos diagnósticos de cancro são maiores entre os indivíduos que tiveram cuidados de saúde cancelados, negados ou que por medo faltaram às consultas ou exames em 2020”.

Os investigadores clarificaram que, neste estudo “não é sugerido que estas consultas ou exames pudessem ter evitado o diagnóstico de cancro, mas sim que se estas pessoas não tivessem experienciado necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas em 2020 poderiam ter recebido o seu diagnóstico mais cedo”.

“No caso do cancro, o tempo é fundamental para a morbilidade e mortalidade associadas”, sublinharam.

No que respeita ao contexto português, dados de um outro estudo conduzido pela mesma equipa de investigação apontam que 60% dos indivíduos inquiridos “tiveram pelo menos uma NNS, sendo o cancelamento por parte dos serviços de saúde o motivo mais frequente”.

“Tendo em conta a magnitude do fenómeno das NNS em Portugal na primeira vaga da pandemia, os resultados relatados devem ser causa de preocupação, pois fazem-nos acreditar que tivemos casos de diagnóstico de cancro tardio”, alertaram os investigadores.

Neste âmbito, consideraram que “uma lição para o futuro é a necessidade de equilibrar mais a atenção dada aos doentes afetados pela pandemia e aos restantes”.

“E, dentro destes últimos, não descurar cuidados preventivos com maior potencial para afetar a sua saúde”.

AMF // SSS

Lusa/Fim

Mais Recentes

«Bebidas açucaradas são piores para a diabetes do que os bolos», revela estudo

há 19 minutos

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 17 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 17 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 18 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 18 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 18 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 19 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 19 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 19 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 20 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 20 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 20 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 21 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 21 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 21 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 22 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 22 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 22 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 23 horas

A 10 minutos do castelo, Leiria acolhe nova unidade hoteleira

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.