De certeza que já viu a fruta marcada com autocolantes no supermercado. Mas sabe o motivo?

Vamos desvendá-lo já de seguida.

Responsável por fornecer informações acerca do preço do alimento, além de indicar a marca do fornecedor ou produtor, o curioso adesivo tem nome: PLU (Price Look-UP).

Basicamente, funciona como um indicador de preço, como sugere o seu próprio nome, cuja tradução é “pesquisa de preço”.

 

Além de indicar preço e produtor, os adesivos indicam como foi o processo de cultivo da fruta. Sendo assim, as marcações tornam-se verdadeiras aliadas que ajudarão a consumir produtos no seu melhor estado.

Os tipos dos adesivos

Presentes desde os anos 90 do século XX, os adesivos PLU são fiscalizados pela agência de saúde americana Food and Drug Administration (FDA). Têm um número com padrões de 4 a 5 dígitos. A forma como eles são organizados transportam informação:

Somente 4 dígitos ou com 0 à esquerda

Quando esses padrões aparecem, eles querem dizer que o cultivo se realizou de maneira tradicional com uso de agrotóxicos.

Número 9 à esquerda

Este significa que não houve modificação genética, logo o produto é 100% orgânico. Além disso, não houve utilização de fertilizantes, pesticidas e outros.

Número 8 à esquerda

Ao visualizar este padrão, saberá que o alimento passou por modificações genéticas.

Ler Mais