Decorar nem sempre é fácil Reunimos 12 erros que podem mesmo tornar os ambientes desagradáveis

Decorar nem sempre é tarefa fácil. Com tantas opções de móveis, elementos decorativos, cores e texturas, as possibilidades de nos perdermos no meio da grande variedade de estilos são enormes.

Conseguir um visual poluído, com móveis em exagero, paletas de cores que não ligam entre si e até mesmo elementos que não refletem a personalidade dos donos da casa é um dos vários exemplos.

Uma casa diz muito sobre os seus donos,  refere a arquiteta Marina Salomão no site tuacasa.com. Para ajudar os nossos leitores aqui deixamos alguns dos problemas mais comuns que tornam os ambientes desagradáveis.

Falta de manutenção dos objetos

Faça uma lista dos arranjos e soluções das peças partidas ou descascadas. Arranje o sofá rasgado, faça uma limpeza geral.

Falta de planeamento

O erro mais comum das pessoas é simplesmente comprar várias coisas e colocá-las ao longo da casa. Para uma decoração bem-feita, ela tem que ser planeada e pensada. A quantidade de elementos, as cores e a distribuição são considerações importantes que devem ser feitas.

Não verificar as medidas dos móveis e das peças decorativas

Comprar móveis sem saber as medidas é um dos erros mais normais. Colocar um vaso pequeno numa mesa lateral grande, encher uma mesa pequena de molduras grandes, colocar uma cama que não é adequada para o tamanho do quarto. Isto gera um ambiente sobrecarregado de coisas, apertado e desconfortável. Tire sempre as medidas ao espaço e aos móveis.

Não seguir um estilo

Nunca devemos comprar uma peça sem considerar o todo. Devemos sempre lembrar-nos de que tudo o que está num espaço deve “conversar” com o ambiente, ter uma linguagem.

Má escolha das cores

Ambientes decorados com cores neutras podem ser elegantes, mas, se não houver uma boa composição, pode também deixar os ambientes muito monótonos. O contrário também é válido, ambientes com muita informação de cores tornam-se carregados e não convidativos à permanência.

Cuidado com o excesso

Não compre por impulso.

Esquecer a iluminação

A iluminação é um item fundamental para a decoração, pois pode valorizar o ambiente ou anulá-lo. Pense sempre na iluminação correta para cada ambiente, pois ela faz a diferença.

Tomadas em excesso

Muitas casas possuem mais tomadas do que as necessárias. Para evitar o erro, faça uma lista de quantos aparelhos eletrónicos e eletrodomésticos ficarão no ambiente.

Excesso de furos na parede

É muito comum as pessoas irem furando as paredes para pendurar quadros ou enfeites e depois arrependem-se da altura ou da composição. Antes de fazer o furo, monte a composição que pretende fazer no chão e, depois, marque com um lápis exatamente onde vai quer furar.

Use plantas com cuidado

As plantas devem ser usadas com cautela na decoração dos ambientes internos, para não gerar um acumular.

Evite ambientes desorganizados

Deixar as coisas fora do lugar deixa o ambiente desorganizado, tornando-o ainda mais desconfortável.

Não deixar espaço livre para circulação 

Quando mobiliar uma divisão, não se esqueça de que é preciso deixar espaço para circulação.. É preciso espaço para poder passar de um espaço para outro, senão o ambiente torna-se apertado e inútil.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...