Recentemente, a AirHelp, forneceu dados sobre atrasos e cancelamentos em voos com origem em Portugal durante 2024. De acordo com este relatório, dos países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados. Só em 2024, mais de 80 mil voos sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 34% dos mais de 34 milhões que viajaram a partir de Portugal. Tendo em conta estes números, mais de 630 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações, de acordo com o Regulamento CE 261/2004.
Relativamente a 2025, o início do ano está a revelar-se desanimador com várias greves em países europeus a afetar a pontualidade nos aeroportos de toda a Europa. Ainda assim, a AirHelp oferece vários conselhos para que os passageiros aéreos possam evitar problemas nos seus voos.
É na época alta que o congestionamento nos aeroportos é maior – logo, com um maior risco de perturbações nos voos. Também o dia da semana em que o voo está programado pode ter influência no decorrer do voo: as segundas-feiras são consideradas um dos piores dias para voar, uma vez que as companhias aéreas tendem a registar uma maior taxa de cancelamentos em comparação com outros dias. Além disso, a elevada procura que ocorre aos fins-de-semana – de sexta-feira a domingo – pode significar maiores dificuldades às segundas-feiras. Por conseguinte, as terças e quartas-feiras são geralmente os melhores dias para voar. Com menos procura e, consequentemente menos tráfego nos aeroportos, é mais provável viajar sem qualquer perturbação nestes dias. No entanto, esta não é uma ciência certa, uma vez que existem outros fatores – como as condições meteorológicas – que são incontroláveis e que também podem afetar a pontualidade de um voo.
Além disso, a AirHelp recomenda que se voe logo pela manhã, porque, à medida que o dia avança, regista-se um efeito ‘bola de neve’ que acumula os incidentes do dia. Por esta razão, os especialistas aconselham evitar os voos ao fim da tarde.
As companhias aéreas são também um ponto fulcral quando falamos de perturbações nos voos. É importante que os passageiros saibam quais as companhias aéreas que voam para o seu destino final e que escolham uma companhia aérea com uma boa reputação em termos de pontualidade e de serviço de apoio ao cliente, uma vez que isso deverá reduzir o risco de acontecimentos imprevistos. Para mais informações sobre as companhias aéreas com melhor classificação em 2024, basta aceder ao AirHelp Score 2024, uma classificação global das maiores companhias aéreas do mundo.
Outro fator que pode ajudar os passageiros aéreos a chegar ao seu destino sem incidentes é a escolha de voos diretos. Os voos com escalas são mais propensos a atrasos ou perda de ligações. Embora tendam a ser mais caros, os voos diretos poderão ajudar a evitar a perda de bagagem e a reduzir o tempo de viagem.