Partilhar

Deseja ter uma vida sexual mais gratificante? Eis os conselhos dos especialistas

Um ato sexual frequente pode ser capaz de promover uma maior intimidade, assim como um melhor estado de saúde físico e mental.

29 Março 2023
Sandra M. Pinto

Os benefícios do sexo para a nossa condição de saúde são já conhecidos por muitos. A verdade é que existem inúmeras respostas biológicas que são ativadas no momento sexual e que são capazes de gerar efeitos bastante positivos.

O sexo é capaz de estimular a libertação de endorfinas, de melhorar a nossa disposição, baixar o stress e até os níveis de dor. Para além disto, a testosterona (hormona sexual) e a oxitocina (hormona do “amor”) geram ainda uma maiores sentimentos de conexão e intimidade.

É assim fácil perceber como o sexo pode ser uma atividade fantástica para assegurar a sua saúde e bem-estar. No entanto, nem sempre é fácil conseguir retirar o mesmo prazer e gratificação sexual ao longo de uma relação duradoura com outra pessoa. Com o tempo podem surgir diversos obstáculos que interferem com esta questão: aborrecimento, conflitos, filhos, envelhecimento, gravidez, etc

Eis 5 dicas e estratégias explicadas pelos especialistas do portal Psychology Today que prometem ajudar a garantir que o sexo continua a manter-se interessante e gratificante.

 

  1. Efeito novidade

A dopamina é um dos químicos mais responsáveis pela sensação de euforia associada ao sexo e ao amor. Tende a ser mais prevalente nas fases iniciais de uma relação, perdendo alguma da sua força a partir do momento que a rotina se instala. A boa notícia é que é sempre possível reativar os níveis da dopamina ao experimentar coisas novas. Ao longo dos anos é fundamental que o casal vá encontrando formas de inovar, experimento novas posições, brinquedos, jogos, etc. O importante é que se divirtam em conjunto.

 

  1. Transe sexual

Este momento caracteriza-se por uma atenção quase exclusiva no prazer do outro. Para tal é necessário um grande foco e concentração. A ideia é que cada membro do casal tenha a possibilidade de ser alvo de toda a atenção durante uns momentos. O seu prazer passa a ser o único objetivo. Mais tarde essa situação inverte-se. O objetivo é garantir uma experiência prazerosa para ambos.

 

  1. Aprenda a satisfazer o seu parceiro

A verdade é que este é um processo contínuo. As necessidades e o corpo do nosso parceiro vão-se alterando ao longo dos anos, pelo que é fundamental continuar a encontrar formas de oferecer prazer. Experimente várias coisas e vá testando o que melhor funciona. Explore as regiões erógenas, estimule todos os sentidos. Não tenha receio de perguntar o que a outra pessoa quer ou como um determinado gesto a faz sentir. O fundamental é garantir uma boa energia e uma conexão positiva que permita esta descoberta. A técnica nunca é tão importante como a vontade ou energia.

 

  1. Descubra o que funciona para si

Os terapeutas sexuais irão recomendar que seja capaz de experimentar diversas atividades de auto-prazer e masturbação. É fundamental que seja capaz de descobrir adequadamente o seu corpo e compreender que tipo de toques ou sensações mais prazer oferecem. Todos somos diferentes pelo que cada caso é único. Apenas depois de explorar a sua própria sexualidade irá conseguir comunicar ao seu parceiro a informação-chave para garantir que este é capaz de cumprir uma boa performance.

 

  1. Comunicação

O seu parceiro não é capaz de ler a sua mente. O elemento mais determinante para o sucesso de uma relação é a capacidade de comunicação, assegurando que existe um nível elevado de conexão que permite abordar qualquer tema, desejo, receio ou vontade. Se algo não está a funcionar tem que ser capaz de avisar o seu parceiro dessa situação. Ensine a melhor forma de oferecer prazer ao seu corpo. O mais provável é que a outra pessoa esteja disponível e desejosa de receber o feedback para se sentir capaz de lhe oferecer a satisfação sexual que merece.

 

 

 

 

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 11 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 11 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 12 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 13 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 13 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 14 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 14 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 15 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 16 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 17 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 18 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 18 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 18 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 18 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 18 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 19 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 19 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 19 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.