<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia 20 de março, ou seja, hoje é o Dia Internacional da Felicidade. Sabia? E você é feliz?

20 Março 2024
Sandra M. Pinto

A data, criado em 2012, pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconhece a relevância da felicidade e do bem-estar como objetivos universais e uma inspiração para políticas públicas, em todo o mundo.

Todos os anos, o Eurostat, a agência oficial de estatísticas da UE, mede o grau de satisfação com a vida de uma amostra da população de cada Estado Membro. Esta escala vai de zero – insatisfação absoluta – a dez – o que significa que as coisas não poderiam estar a correr melhor. A Áustria está no topo da tabela.  Portugal surge em 20.º lugar, atrás de países como Itália (14.º), Espanha (17.º) e França (19.º).

A analise da felicidade é complexa, depende de vários fatores pessoais, contextuais, e até genéticos: a saúde física e psicológica, a perceção de bem-estar, a educação, a satisfação financeira, o contexto familiar e social, etc. Como refere Cláudia Adão, Diretora-Geral e psicóloga da Integral Saúde Mental “em Portugal tendemos para um ‘vamos andando’. Somos um povo que se por um lado não vive nem expressa a felicidade, por outro também não nos atrevemos a expressarmos infelicidade porque “há quem esteja pior”. Há uma espécie de “fado” cultural enraizado na nossa rotina: tristes perante as dificuldades da vida, mas com esperança”.

A felicidade é em si uma emoção que não se escolhe, não se compra. A felicidade sente-se, estimula-se, potencia-se e aprende-se através da prática de algumas competências emocionais como a gratidão pelas pequenas grandes coisas da vida, a (auto)compaixão, a empatia, o perdão e a aceitação de que todas as emoções fazem parte da minha existência, do meu contrato com a vida. As emoções são como os estados do tempo: eu não as controlo, mas posso controlar a forma como as vivencio. Se for de forma positiva e resiliente, conseguirei ser feliz, faça chuva ou faça sol.

E como podemos ser mais felizes? No dia em que se assinala a felicidade no mundo, a especialista deixa dicas “cuidar da saúde mental, cuidar da saúde psicológica, é tão importante como cuidar da saúde física. Claro que não é possível ser-se feliz a toda a hora, mas é possível termos muitas horas felizes. Com inspiração no movimento da Psicologia Positiva (que assenta na premissa de que para ser feliz, não preciso de corrigir o que está mal mas identificar e fortalecer o que está bem) somos convidados/as a percorrer as 5 dimensões defendidas por Martin Seligman:

  1. Emoções positivas: incluem não apenas felicidade, mas também esperança, interesse, alegria, amor, compaixão, orgulho, diversão e gratidão. Ser feliz e ter saúde mental é aprender a lidar de forma saudável e construtiva com todas as outras emoções mesmo as mais difíceis (tristeza, medo, raiva, frustração…).
  2. Envolvimento: capacidade de me envolver positiva e ativamente nas tarefas vivendo no momento presente com uma sensação de energia, prazer e foco total que nem dou pelo tempo passar.
  3. Relações positivas: capacidade de gerir as minhas relações interpessoais de modo construtivo, de modo a sentir-me apoiado/a, amado/a e valorizado/a pelos outros. Além disso, responder entusiasticamente aos outros, investir nas relações o que pode passar por se inscrever em workshops/cursos, fazer voluntariado ou procurar conhecer melhor as pessoas próximas, mantendo em mente que as relações são mais importantes do que as soluções.
  4. Significado: a busca por significado, por um propósito na vida ajuda-nos a focar no que é realmente importante quando perante desafios ou adversidades. Este significado pode ser encontrado na profissão, numa causa social ou política, numa crença religiosa/espiritual, mas sempre alinhado com os meus valores. As pessoas que relatam ter um propósito na vida vivem mais tempo, têm maior satisfação de vida e enfrentam menos problemas de saúde (Kashdan et al., 2009);
  5. Realização: relacionada com a autodeterminação e persistência na prossecução de objetivos. Este sentido de realização resulta do esforço e do trabalho em direção a metas, o que contribui para o bem-estar na medida em que posso olhar para a minha vida com um sentimento de orgulho.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 6 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 7 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 7 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 7 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 8 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 8 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 8 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 8 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 9 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 9 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 9 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 10 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 10 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 10 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 11 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 12 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 12 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 12 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 12 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.