Partilhar

Dia Mundial da Doença de Alzheimer: investigadores portugueses descobrem terapêutica inovadora para a doença

Maria José Diógenes, uma investigadora da instituição, juntamente com o seu grupo de trabalho, revelou recentemente a descoberta de uma terapêutica inovadora para a DA, com potencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

21 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Uma equipa internacional de investigadores, liderada por Maria José Diógenes, Professora Associada, farmacêutica e investigadora do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), abriu uma nova porta na luta contra a Doença de Alzheimer (DA), ao descobrir uma nova abordagem muito promissora com eficácia e ausência de toxicidade.

O trabalho desenvolvido, recentemente publicado na revista Molecular Therapy, focou-se na criação e avaliação de um composto inovador que preserva o recetor TrkB da degradação causada pela presença do péptido β-amilóide, uma das principais características patológicas da DA. O composto desenvolvido pela equipa de Maria José Diógenes demonstrou eficácia na prevenção de sintomas, melhoria do desempenho cognitivo e na redução da progressão da doença em modelos animais da doença.

Este trabalho pioneiro deu origem a uma patente, destacando-se a inovação e o potencial terapêutico representados pelos seus resultados.

“A nossa equipa conseguiu desenvolver um composto, com um mecanismo de ação inovador, que melhora a função das sinapses (conexões entre os neurónios) e o desempenho cognitivo de ratinhos modelo da doença de Alzheimer. Muito importante, este composto, previne alterações moleculares patológicas no cérebro dos ratinhos. Estes resultados são promissores e abrem portas para novas abordagens terapêuticas que podem vir a ser aplicadas clinicamente.”, afirma a investigadora do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Instituto de Farmacologia e Neurociências da FMUL.

A Invenção

Os investigadores criaram um composto que designaram de  TAT-TrkB que impede que  uma proteína importante no cérebro, o TrkB-FL, seja destruída pela Doença de Alzheimer. Esta proteína é essencial para que as células cerebrais comuniquem corretamente entre si de forma adequada. Quando a doença danifica essa proteína, as células do cérebro têm mais dificuldade em funcionar corretamente. O novo composto TAT-TrkB protege essa proteína de ser destruída, permitindo que as células do cérebro continuem a comunicar como deveriam, impedindo alterações na memória.

Além disso, o estudo envolveu a análise de amostras de liquido cefalorraquidiano de doentes de tecido cerebral post-mortem de doentes com Doença de Alzheimer, e demonstrou que a destruição do TrkB-FL ocorre desde a fase precoce da doença e que se agrava com a sua progressão. O composto TAT-TrkB demostrou não só que impede essa destruição, mas também que melhora a plasticidade sináptica e as funções cognitivas em modelos animais.

O estudo, que contou com a colaboração de investigadores de várias instituições nacionais e internacionais, não encontrou evidências de toxicidade hepática ou renal após a administração prolongada do novo composto, o que reforça o seu potencial como fármaco seguro modificador da doença para o tratamento da DA.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 16 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 17 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 18 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 19 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 20 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 21 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 22 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.