<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia Mundial das Leguminosas: «A variedade e a versatilidade fazem destes alimentos um complemento saudável das refeições», Diana Teixeira, nutricionista

Sandra M. Pinto

O Dia Mundial das Leguminosas é assinalado, anualmente, a 10 de fevereiro. Este dia foi implementado através da Resolução 73/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2018.

O objetivo é reconhecer a importância das leguminosas (grão-de-bico, feijões secos, lentilhas, ervilhas secas e tremoços, entre outros) na alimentação dos povos de todo o mundo. Estes alimentos são uma grande fonte de proteína e tem um baixo teor de gordura, por isso o seu consumo é muito importante, não só em situações de difícil acesso a lacticínios e carne, mas também no âmbito da prevenção e combate à obesidade.

Em 2025, o tema do Dia Mundial das Leguminosas é: Diversidade dos Sistemas Agroalimentares e o lema que o acompanha é: Ame as leguminosas para uma dieta e planeta mais saudáveis.

«As leguminosas são fontes ricas em proteínas, fibras e hidratos de carbono, oferecendo uma excelente alternativa para dietas mais saudáveis», refere Diana Teixeira, nutricionista e Professora da Nova Medical School, em entrevista à Forever Young

Veja a entrevista aqui: