Dicas para cuidar da relva do jardim no outono

O seu relvado precisa de cuidados especiais para sobreviver aos meses mais frios.

A sua relva já se encontra naturalmente equipada para sobreviver à estação fria, esclarece o site stihl.pt. No entanto, com uma rotina adequada de cuidados com a relva no outono, pode evitar ser apanhado desprevenido por danos maiores ou menores quando a primavera voltar. O mais importante é limpar bem o relvado antes do inverno.

LIMPAR AS FOLHAS DE OUTONO
Comece por limpar todos os restos de folhas e galhos para preparar o seu relvado no outono. Isto evita que os bolores e os fungos da estação fria se desenvolvam em condições húmidas – se a relva for deixada coberta no outono, o oxigénio não pode circular, tornando-a vulnerável a pragas e doenças.

Dica para cuidar da relva: Se não quiser juntar as folhas à mão, pode utilizar o corta-relva para o ajudar. Instale primeiro um recolhedor, escolha uma definição de altura de corte alta e passe o corta-relva sobre as folhas caídas. É mais fácil recolhê-las quando não estão demasiado compactadas no chão e quando estão secas. Deve limpar as folhas do seu espaço verde até meados de novembro, de preferência, com o sol a brilhar.

Dica: Não há necessidade de remover as folhas caídas à volta dos arbustos ou em canteiros de flores. Estes protegem contra a geada, além de serem um habitat para pequenas criaturas de jardim.

O ÚLTIMO CORTE DO ANO
Uma dica para cuidar da relva é cortar a relva curta no último corte do ano. Isto serve para evitar que as plantas sejam esmagadas pelo peso da neve e para reduzir o risco de retenção de fungos. Para isso, recomendamos que utilize um corta-relva com recolhedor, uma vez que torna a remoção dos resíduos de corte um pouco menos chata – e é importante que tenha o cuidado de eliminar as aparas, que podem abafar a superfície do relvado, uma vez que não será possível limpá-las do solo assim que a temperatura baixar.

Quando cortar a relva no final da estação:

  • Antes da primeira geada
  • Num dia seco
  • Quando estiver nublado

ALTURA DA RELVA NO OUTONO
Corte a relva à altura habitual – cerca de 5 cm. Isto manterá a relva protegida e evitará que seja esmagada pela neve. Uma exceção são as áreas do relvado à sombra, que, antes da estação fria, devem ser cortadas deixando idealmente 9 cm de altura.

FAÇA UMA INSPEÇÃO DE INVERNO AO CORTA-RELVA.
O calendário de cuidados do espaço verde no outono também deve incluir tempo para preparar o corta-relva para o inverno. Esvazie o depósito, verifique o nível do óleo e limpe cuidadosamente todas as peças da máquina. Afie a lâmina de corte e guarde o corta-relva num local seco até ele regressar ao trabalho.

QUANDO DEVO CORTAR A RELVA NO OUTONO?
Deve planear cortar a relva antes da primeira geada, mas tenha cuidado para não o fazer demasiado cedo, pois alguns dias de bom tempo estimularão mais crescimento. O ideal é um dia seco mais ou menos entre o final de outubro e meados de novembro. Quanto mais seca estiver a relva, mais fácil será o último passo.

QUANDO DEVO ESCARIFICAR A RELVA NO OUTONO?
À medida que as noites começam a ficar mais frias e os dias mais curtos, não é boa ideia incluir a escarificação no seu plano de cuidados do relvado. Se quiser resolver um problema com o musgo, é melhor esperar pelas temperaturas amenas na próxima primavera: o momento ideal para escarificar a relva é entre abril e maio ou no final de agosto e setembro, dependendo das condições meteorológicas. Idealmente, o solo deverá estar morno e as temperaturas do ar serem superiores a 10 °C.

RESTAURAÇÃO DE NUTRIENTES: APLICAÇÃO DA NUTRIÇÃO DA RELVA
A nutrição é uma parte essencial dos cuidados com a relva, sendo que, no outono, tem aqui um papel especial, porque uma fertilização final lhe dá uma dose de nutrientes que o ajudam a sobreviver à estação fria. No entanto, o fertilizante convencional do relvado é demasiado rico em azoto para ser utilizado no tratamento da relva de outono: o azoto promove o crescimento, o que tornaria a relva particularmente vulnerável com o tempo frio. Em vez disso, deve aplicar um fertilizante especial para o outono, rico em potássio. O potássio torna o relvado mais resistente à geada e mais capaz de suportar os meses mais escuros. Por isso, no próximo ano, terá um magnífico tapete verde de relva para apreciar.

CUIDADOS COM A RELVA NO OUTONO: QUANDO DEVO APLICAR A NUTRIÇÃO DO RELVADO?
Se já fez o último corte do ano e ainda sente que está cheio de energia, continue com os cuidados com a relva no outono, pois é uma excelente altura para o fertilizar. Uma espalhadora de fertilizante é aqui uma preciosa ajuda e assegura que os nutrientes são distribuídos uniformemente por todo o relvado.

Regra geral, a nutrição da relva no outono deve ser aplicada antes primeira geada no solo e depois de cortada a relva no final da estação. Assim que as temperaturas se mantiverem mais frescas – de meados de outubro ao início de novembro – está na altura de preparar o seu relvado para o repouso com um fertilizante especialmente formulado para o outono. O metabolismo da relva entra naturalmente em pausa entre 10 °C e 5 °C, pelo que deverá observar as temperaturas do ano anterior para aferir a melhor altura: se tiver sido constantemente inferior a um valor entre 10 °C e 5 °C a partir de meados de novembro, deverá estar a fertilizar a partir do início de outubro.

FERTILIZANTE ESPECIAL DE OUTONO PARA A RELVA
Para a sua rotina de cuidados com a relva no outono, opte por fertilizantes especiais que irão prepará-lo para as baixas temperaturas, a geada e o ar húmido que chegam com os meses mais frios. O potássio é uma parte importante da mistura de fertilizante, uma vez que ajuda o seu relvado a resistir à geada e à doença. O potássio do fertilizante entra no líquido das células da relva e baixa o seu ponto de congelação, aumentando a resistência da planta ao gelo. O potássio também tem um efeito benéfico no metabolismo da relva.

REPARAÇÃO DE DANOS: REPOVOAR MEDIANTE SEMENTEIRA PARA UM NOVO CRESCIMENTO
O outono também é a altura ideal para semear relva nova; opte pelas últimas semanas quentes para que a relva tenha a oportunidade de recuperar. Comece por prestar alguns cuidados extra regando abundantemente as áreas ressequidas e danificadas para dissipar os sais acumulados. Pode soltar o solo ou colocar alguma terra fresca e depois espalhar as sementes nas áreas afetadas. Por último, mas não menos importante, cubra tudo com terra para vasos e mantenha o relvado generosamente regado até as sementes germinarem.

O ideal é semear relva como parte dos cuidados do relvado em setembro, visto que o solo ainda está quente e costuma haver chuva suficiente. Se semear demasiado tarde, corre o risco de ver folhas novas e delicadas perecerem devido à geada.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...