Dicas para relançar a carreira depois dos 40 anos

Renovar ou morrer. Quer esteja a iniciar as suas aptidões profissionais ou já tenha um certo enquadramento, deve fazer o que for necessário para se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho. A carreira profissional depois dos 40 anos não é uma desvantagem. De facto, a experiência é um ponto a favor, uma vez que abre uma ampla gama de possibilidades para as quais deve estar disposto a permanecer ativo.

A Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, divulgou algumas dicas para relançar a carreira profissional depois dos 40 anos. Renovar ou morrer. Quer esteja a iniciar as suas aptidões profissionais ou já tenha um certo enquadramento, deve fazer o que for necessário para se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho. A carreira profissional depois dos 40 anos não é uma desvantagem . De facto, a experiência é um ponto a favor, uma vez que abre uma ampla gama de possibilidades para as quais deve estar disposto a permanecer ativo.

Uma pessoa com 40 anos tem certas qualidades que podem fazer dela o candidato perfeito para preencher uma vaga. É verdade que, com demasiada frequência, se ouve que, ao longo dos anos, os profissionais perdem a capacidade de surpreender e conquistar caçadores de talentos . No entanto, os caçadores de talentos não são os que colocam obstáculos. É possível chamar a atenção de um recrutador se oferecermos valor agregado. Eles estão interessados ​​em ter pessoal com habilidades adequadas para ser produtivo e decisivo.

Nesse sentido, é essencial que não se deixe sobrecarregar de pensamentos negativos. A sua carreira profissional após os 40 anos pode ser muito motivadora. Naturalmente, é essencial que esteja disposto a passar por uma reciclagem contínua.

A era digital traz muitas possibilidades. A verdade é que há muita discussão sobre a falta de talento digital mas  a realidade é que muitas empresas têm dificuldades, por toda a Europa, para preencher vagas. É um desafio criar, atrair e reter esse tipo de talento. Aproveite e não perca uma oportunidade que concentra milhares de empregos por ano!

E por isso, a Adecco aconselha a ter em mente as seguintes directrizes:

  • Aprenda sobre o mercado de trabalho. Faça uma análise das necessidades que mostram deficiências ou lacunas, em determinados sectores. Dessa forma, pode concentrar-se numa atividade específica.
  • Seja informado. Depois de tomar a decisão sobre o trabalho que deseja, reúna todas as informações possíveis. Inclua estudos relacionados, quanto tempo duram e também as ofertas de emprego que são exigidas.
  • Aposte em formação contínua. Deve estar atualizado com tudo relacionado ao sector que deseja dedicar. A rede é uma boa maneira de identificar a situação e identificar oportunidades de emprego.
  • Fortalecer a sua rede de contatos. Encontre pessoas que são uma referência na área do seu interesse e tente entrar em contato com elas.
  • Diversifique a sua pesquisa. Hoje existem muitas maneiras de procurar trabalho . Não descarte nenhum: candidatos a emprego, consultores, recrutamentos , aplicativos …
  • Seja positivo. Se mantiver uma atitude positiva e proativa, superará as dificuldades e abrirá caminho para o seu novo emprego.

Como pode ver, não é impossível dar uma nova abordagem à sua carreira profissional depois dos 40 anos. A verdade é que, com um pouco de trabalho, pode até sentir-se renovado e capaz de se encarregar da sua vida profissional.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo