A celulite infeciosa é diferente da celulite estética. A celulite comum acontece quando há uma disposição anormal na distribuição de gorduras no organismo e ela aparece na pele, na camada mais externa, aquela que vemos e podemos tocar.
A celulite infecciosa, ou celulite bacteriana, é uma infecção das camadas mais profundas da pele, que pode se desenvolver em pessoas com cortes ou doenças de pele, causando sintomas como vermelhidão intensa, dor e inchaço. por isso é totalmente diferente da celulite infeciosa que é uma doença bacteriana causada pelas bactérias estafilococos e estreptococos.
Ao contrário da popular celulite, a celulite infecciosa pode causar graves complicações como septicemia, que é a infecção geral do organismo, ou até mesmo morte, caso não seja devidamente tratada.
A pele tem três camadas: a epiderme (camada externa), a derme e a hipoderme, que é a camada mais profunda.
Cada uma delas também tem subcamadas com funções específicas para proteção do organismo. Quando a pessoa tem uma celulite infeciosa, as bactérias atingem principalmente a derme e hipoderme, que são as camadas mais profundas da pele, agravando a doença e podendo chegar até a corrente sanguínea o que é de fato muito perigoso.
A celulite infeciosa costuma atingir principalmente os membros inferiores, mas também pode atingir o rosto – local onde se torna mais perigosa, pois em muitos casos o quadro pode evoluir para uma meningite bacteriana.
Importa reter sobre a celulite infecciosa:
- acomete as camadas mais profundas da pele.
- é causada por bactérias.
- as lesões causadas pela celulite infecciosa destacam-se por serem extremamente dolorosas.
- a celulite infecciosa pode evoluir para um quadro de sepse.
- deve ser tratada com uso de antibióticos, os quais podem ser administrados oralmente ou de forma injetável.
- alguns casos necessitam de internamento.