Do sal à aspirina: itens comuns que podem ser utilizados para fins que desconhece

Estes artigos comuns têm muito mais para oferecer do que aquilo que pode pensar.

A versatilidade é uma das melhores qualidades que podem existir. Que o diga Peter Parker ou Clark Kent. Cidadãos comuns durante o dia, estes eram capazes de se “transformar” sempre que necessário em incríveis super-heróis capazes de resolver os mais difíceis problemas e inimigos.

É certo que estes artigos, objetos e ingredientes não são capazes de realizar tamanhas façanhas, mas isso não significa que não sejam igualmente versáteis. Muitos dos produtos que usamos habitualmente nas nossas cozinhas podem ser utilizados para outras funções, ajudando a solucionar diferentes tipos de problemas.

Conheça aqui algumas destas utilizações menos habituais de produtos que todos conhecemos tão bem.

 

  1. Sal

O mais provável é que não pense muito sobre o sal que coloca nos seus pratos. A verdade é que este produto já foi em tempos considerado um dos bens mais valiosos, chegando a ser usado como moeda de troca em muitas negociações.

Atualmente poderá usar o sal não apenas para temperar pratos como também para remover manchas de vinho. Sabia? O ideal é colocar uma dose “generosa” de sal sob a mancha e esperar 10 min. Depois passe por água fria.

Como alternativa, o sal pode ainda ser utilizado para criar velas que não pinguem cera. A única coisa que terá que fazer é mergulhar velas novas num recipiente com água salgada. Deixe ficar durante algumas horas e depois seque as velas. “Et vòilá”, agora tem velas à prova de pingos.

  1. Vaselina

Este produto é usado desde 1870, sobretudo como forma de hidratação. No entanto existem algumas formas originais de usar este subproduto do petróleo. A vaselina pode ser por exemplo usada para afastar as formigas dos pratos comida, sobretudo do seu cão. Basta criar uma “barreira” de vaselina em redor do prato.

Se viver numa região mais fria, saiba que a vaselina pode ser igualmente utilizada para prevenir que certos objetos congelem. Muitas pessoas utilizam vaselina nas aberturas das portas dos carros para garantir que estas continuam a funcionar depois de fortes nevões.

  1. Mel

O mel é um dos ingredientes naturais mais “ricos” que pode encontrar na Natureza. Sabia que para além do seu valor nutritivo e sabor delicioso, o mel pode ainda ser utilizado como forma de ajudar na recuperação de uma ressaca? É verdade, a frutose presente neste produto é conhecida por ajudar a acelerar o metabolismo do álcool.

O mel é ainda um agente antimicrobiano e antibacterial que pode ser utilizado para ajudar a curar certas lesões na pele, tais como alguns cortes, vermelhidões e queimaduras.

  1. Azeite

Praticamente todas as cozinhas em Portugal têm pelo menos uma garrafa de azeite. Usado para fazer deliciosos refugados e temperos este é um produto que pode ser utilizado em inúmeras outras tarefas.

Esqueça os químicos, o azeite é uma excelente forma de remover tinta da sua pele. Basta aplicar um pouco deste líquido, misturado com sal grosso ou granulado, na pele.

O azeite pode ainda ser usado para manter os seus sapatos bem polidos. Utilizar um pequeno pano com azeite é o suficiente para assegurar que o seu calçado continua a brilhar.

  1. Aspirina

A aspirina é um daqueles medicamentos clássicos que já todos tomámos pelo menos uma vez na vida. A verdade, no entanto, é que esta “droga” milagrosa pode fazer bem mais do que curar uma simples dor de cabeça.

Misturado com um pouco de sumo de limão e água, a aspirina pode ser facilmente transformada num tipo de pasta que é ótima para ajudar a suavizar as calosidades nos pés. Aplique e espalhe esta pasta nas áreas dos pés mais afetadas.

Estranhamente a aspirina é ainda um produto que pode auxiliar o trabalho de qualquer jardineiro “caseiro”. Uma aspirina misturada em cerca de 4 litros de água pode ajudar a tornar mais fácil o processo de colocar uma planta num novo vaso. Este líquido irá permitir que a plante recupere melhor e ajuda a que as plantas desenvolvam raízes mais fortes e saudáveis.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...