Este é provavelmente um dos conselhos que mais ouvimos. Sempre que alguém está insatisfeito no seu emprego, triste, assustado, ansioso, desmotivado, aborrecido ou desconfortável, é habitual que as pessoas apresentem o perseguir de uma paixão como o caminho a seguir para a recuperação.
Basicamente este conselho pede-nos que encontremos o nosso verdadeiro propósito, a nossa verdade. Uma atividade que nos traga enorme prazer e gratificação. Pede-nos para identificar e lembrar tudo aquilo que mais amamos.
Sendo certo que, à primeira vista, parece um excelente e inofensivo conselho, a verdade é que para muitas pessoas esta é a causa de uma redobrada ansiedade. Esta frase pode parecer um truque imaginário, uma provocação simplista.
Conheça agora em maior detalhe algumas das razões que explicam porque é que este conselho pode gerar alguns efeitos adversos.
-
Foi punido por ter certas paixões no passado
É possível que tenha crescido num ambiente mais hostil que reprovava este tipo de ambições. Alguém que não compreendia ou respeitava as suas paixões pode ter sido excessivamente cruel, desencorajador.
-
Pensa que não merece algo
Uma falta de autocompaixão pode-nos impedir de ser capazes de sentir prazer ou gratificação. Nem procuramos estas sensações positivas pois não nos consideramos merecedores. Este tipo de mentalidade afeta o nosso bem-estar e impede-nos de apreciar a beleza da vida.
-
Tem medo do risco, da exposição
Perseguir as nossas verdadeiras paixões é algo que nos torna mais vulneráveis. Somos forçados a comunicar e expressar as nossas reais intenções, os nossos desejos e sonhos. Isto pode ser algo que nos causa algum desconforto. De resto, este tipo de conselho obriga-nos a tomar decisões, a considerar riscos. Tudo isto pode gerar algum pânico. Acreditamos que mais vale não escolher nada, do que escolher errado.
-
Tem medo de falhar
Este é porventura um dos maiores entraves ao nosso sucesso. Temo receio de falhar, de ser incapazes de encontrar a nossa verdadeira paixão ou de conseguir ser bem sucedidos. Temos medo de errar e de mostrar a nossa incompetência ou inexperiência. Isto é algo que nos pode paralisar e arruinar todo o prazer de estarmos vivos. Quando estamos com um constante medo de falhar, somos incapazes de experienciar o prazer gerado por um qualquer trabalho, atividade ou hobbie.
-
Não gosta que lhe digam o que fazer
Apesar das boas intenções das outras pessoas, a verdade é que por vezes temos dificuldade em escutar recomendações alheias. Não gostamos de sentir que estamos a ser pressionados ou obrigados a seguir um determinado caminho.