Partilhar

Saiba como pode ajudar a conseguir que a sua seja uma cidade mais sustentável

No próximo dia 08 de Novembro celebra-se o Dia Mundial do Urbanismo, cujo principal objetivo é o de consciencializar da necessidade de gerar ambientes mais saudáveis dentro das cidades.

7 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

O tráfego e a indústria são as principais fontes de contaminação atmosférica nos grandes núcleos urbanos. Os ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, promovidos pela Organização das Nações Unidas, instam os governos a colocar em marcha ações que reduzam os níveis de emissões de CO2, que a nível nacional, quer local.

Com estes objetivos em mente, a EasyPark apoia as cidades com a disponibilização do Parking Data as a Service, um serviço que permite mapear e analisar a disponibilidade de lugares de estacionamento, organizados por zona e hora, permitindo conhecer e compreender o inventário de lugares disponível na cidade e o nível de ocupação dos mesmos.

Através da recolha de dados por georreferenciação e com um software da própria empresa, é possível identificar todos os lugares de estacionamento e a sua tipologia – como por exemplo público, residentes e/ou para deficientes. De seguida, a EasyPark integrar e analisa os dados, identificando pontos críticos nas cidades, seja no que diz respeito aos congestionamento dos mesmos, ou à necessidade de alterar as tipologias de estacionamento.

A informação que se gera, não apenas ajuda a reduzir as emissões de CO2, mas também se tornam, no mundo atual, imprescindíveis para que os responsáveis pela mobilidade nas cidades possam tomar decisões informadas e, de facto, equilibradas.

Mas, não são apenas os municípios que devem agir. Os cidadãos também podem ajudar com a sua pegada na luta contra a contaminação, colocando em prática algumas recomendações como as que apresenta a aplicação EasyPark:

• Planifique a sua deslocação: informe-se da melhor rota a seguir ou onde estacionar, permitirá poupar tempo e, como consequência, combustível;

• Estacione numa zona regulada: o seu principal objetivo é o de fomentar a rotatividade de veículos, pelo que a probabilidade de encontrar um lugar disponível aumenta e evita estar às voltas com o carro.

• Fuja do stress: cerca de metade dos condutores stressam-se na hora de procurar estacionamento, e 40% consideram uma chatice deslocar-se ao parquímetro quando estacionam numa zona regulada. Este mau estar traduz-se num maior uso das travagens e acelerações bruscas e em acidentes leves, que são outra forma de contaminação.

• Reserve o seu estacionamento: se pretende utilizar o seu tempo ao máximo, experimente reservar lugar de estacionamento.

• Novas formas de mobilidade: cada vez conhecemos mais alternativas aos transportes tradicionais e o carro elétrico destaca-se entre todas estas pelo seu avançado estado de desenvolvimento.

 

Mais Recentes

Por que é que Donald Trump, e todos os que o rodeiam, são absurdamente bronzeados? Esta investigação dá a resposta

há 26 minutos

Conheça as desvantagens de lavar o rosto com água muito quente (ou fria)

há 49 minutos

Óbito: Morreu Maricenne Costa, a cantora que lançou Chico Buarque em disco

há 2 horas

Neste Dia Mundial do Queijo saiba que este alimento faz bem à sua saúde, à sua felicidade (e à sua memória)

há 2 horas

Óbito: Morreu o apresentador de televisão brasileiro Léo Batista

há 2 horas

A atriz Brooke Shields faz uma revelação chocante: «Fizeram uma plástica na minha vagina sem o meu consentimento»

há 2 horas

O realizador David Lynch, recentemente falecido, tinha um paixão sobre a meditação transcendental: descubra em que consiste

há 2 horas

Tal como Kate Middleton, por que se diz “remissão” e não “cura” do cancro?

há 3 horas

Dia Mundial do Queijo: sabe quantos quilos consomem os portugueses deste alimento?

há 3 horas

Blue Monday: não se deixe derrubar e use o exercício como ferramenta para combater o desânimo

há 3 horas

Dores nas articulações: esta planta medicinal vai aliviar e promover a regeneração muscular

há 3 horas

Entrevista: «Queremos ser a maior plataforma de produtos de luxo portugueses, agrupando o que se faz de melhor aqui, tornando Portugal num sinónimo de qualidade», Ana Patrícia Cruz, CEO da Portlux

há 4 horas

Estes 3 signos vão encontrar uma nova forma de rendimento (e mais dinheiro), revelam os astros

há 4 horas

Diga adeus à barriga inchada: esta erva medicinal reduz o inchaço abdominal e acalma as dores de estômago

há 4 horas

Esta é a vitamina que faz o cabelo crescer depressa e previne a alopecia

há 4 horas

Domingo assustador: porque temos medo de voltar ao trabalho à segunda-feira?

há 4 horas

Tem a mania das limpezas? Pois saiba que «uma casa limpa de micróbios é uma fonte de problemas de saúde», dizem os especialistas

há 5 horas

Sem ideias para viajar este ano? Estes 25 destinos têm muito para comemorar durante 2025 e estão a convidá-lo a participar

há 5 horas

Insónia: «Em “Stop Insónia!” disponibilizamos exercícios e meditações para dizer adeus à angústia e ao stress das noites mal dormidas», Alícia Marques e Sofia Caetano, psicólogas

há 5 horas

Perfeitos: estes batons rejuvenescem as mulheres com 40 anos (ou mais)

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.