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Entrevista: «A satisfação e o bem-estar das nossas clientes sempre foi, e sempre será, a nossa prioridade», Elvira Guedes sobre os 18 anos do Elvira Guedes Day Spa

Quase duas décadas de história de um espaço de referência.

2 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

O Elvira Guedes Day Spa – Centro Estética e Cabeleireiro está há 18 anos no centro da evolução das atividades de estética, de cabeleireiro e bem-estar, físico e emocional. Um centro que se tornou um espaço de referência de Lisboa e uma marca que há 18 anos Elvira Guedes está a criar e sobre a qual falámos com a sua criadora.

Por Sandra M. Pinto

«A nossa principal característica está no atendimento profissional e personalizado que oferecemos», revela Elvira Guedes, mulher empreendedora apaixonada pelo universo dos cabelos e da estética ao qual tem dedicado a sua vida.

Como e quando nasceu o Elvira Guedes Day Spa?
A história do Elvira Guedes Day Spa começou a ser escrita há 28 anos atrás quando abrimos o nosso primeiro espaço, mas que inicialmente tinha outra designação e operava no Hotel Altis.
Fundámos a nossa empresa com o objetivo de oferecer um serviço que se distinguisse pelo seu profissionalismo e tratamento personalizado, e após 10 anos de crescimento sentimos que era necessário melhorar e diversificar ainda mais a nossa oferta nomeadamente no que aos cuidados do corpo diz respeito, algo que não era muito comum nos cabeleireiros até então. Foi assim que em 2004 decidimos abrir as instalações que hoje temos no Edifício Castil, e foi também aí que surgiu a marca Elvira Guedes Day Spa, mas sempre mantendo a premissa que a satisfação e o bem-estar das nossas clientes é o mais importante para nós. É por elas e para elas que trabalhamos.

Qual a missão e os pilares em que assenta o projeto?
A satisfação e o bem-estar das nossas clientes sempre foi, e sempre será, a nossa prioridade. Entendemos muito bem o importante que é para alguém sentir-se bem com ela própria e que tal também passa pela beleza e pelos cuidados, seja ao nível do cabelo ou do corpo.
E o que pretendemos é ajudar as nossas clientes a sentirem-se melhor com elas próprias, por isso estamos sempre em busca de mais e melhores técnicas de trabalho, nunca esquecendo a formação dos nossos colaboradores.

18 anos depois o que mudou no Elvira Gudes Day Spa?
Mais que tudo as técnicas de trabalho, quer na área do cabelo quer nos tratamentos de rosto e corpo. Por isso é tão importante estarmos sempre a par das novas técnicas e das tendências, razão pela qual sempre procuramos realizar formações constantes dos nossos colaboradores em conjunto com as marcas com que trabalhamos.

Começaram no Hotel Altis, foi importante estar num hotel com tanto prestígio?
Sem dúvida que recordamos com muito carinho a nossa etapa no Hotel Altis e que trabalhar com eles foi importante para o nosso crescimento. Começámos com o objetivo principal de querer prestar um serviço de excelência às nossas clientes, e tal não podia ter sido feito num espaço qualquer, pelo que a parceria com um hotel de tanto prestígio e renome como o Altis foi muito positiva para nós.

O que vos levou a sair e a procurar um espaço vosso?
Depois de uma década de bastante trabalho e de interação com as nossas clientes, com as quais também aprendemos muitos, sentimos que era necessário diversificar e apostar em novos serviços, nomeadamente ao nível do tratamento do corpo e rosto pois as mulheres começavam cada vez mais a preocupar-se com a sua aparência, com o seu bem-estar. Uma vez que o espaço onde estávamos tinha as suas limitações físicas, foi necessário procurarmos alternativas.

O que vos levou a escolher o edifício Castil?
Principalmente a localização, pois está a uma curtíssima distância de onde estávamos localizados, e era importante garantir que a mudança de instalações não fosse um transtorno para as nossas clientes, já que, e nunca é demais repetir, é a pensar nas suas necessidades que tomamos as nossas decisões. Mas também era crucial encontrar um sítio que nos permitisse implementar a nossa visão, que incluía uma melhoria substancial na qualidade e na diversificação dos nossos serviços, e conseguimos encontrar tudo isso no icónico edifício Castil.

Hoje quantos colaboradores têm?
Hoje em dia temos 13 colaboradores entre a parte da estética e o cabeleireiro.

Qual a diferença em relação aos outros espaços existentes no mercado?
A nossa principal característica está no atendimento profissional e personalizado que oferecemos, e esta é, provavelmente, a nossa principal diferença da demais concorrência. Além disso, os tratamentos de rosto e corpo que prestamos são uma das nossas mais-valias, pois todos os tratamentos são personalizados para irem de encontro às necessidades de cada cliente, e trabalhamos com as melhores marcas e os melhores equipamentos existentes no mercado. Temos, nos últimos anos, alcançado resultados extremamente positivos, usando técnicas de aromoterapia, linfodrainer, banheira hidrotermal e cromoterapia.

Como enfrentaram a pandemia?
Obviamente que foi uma situação tumultuosa, principalmente a nível financeiro, para nós como para tantos outros, acima de tudo pela incerteza dos tempos que se estavam a viver, que muito influenciou o estado de espírito de todos nós. Os confinamentos, o investimento que foi necessário fazer-se em prol da segurança de todos, mas também, verdade seja dita, pela incoerência e falta de apoios palpáveis por parte do Estado que acabou por exigir tanto sacrifício às empresas sem um real entendimento da situação das mesmas. Contudo, mantivemo-nos sempre otimistas que iríamos ultrapassar as adversidades, também graças ao facto de muitas das nossas clientes serem fidelizadas, ou seja, estão connosco há muitos anos, o que também nos ajudou a manter a esperança.

E o regresso foi fácil?
Fácil, fácil, não foi, como ainda não o é. Obviamente a pandemia veio alterar muitos aspetos da sociedade e houve uma grande mudança na dinâmica intrapessoal, a começar pelo surgimento do teletrabalho que também acabou por afetar muito o nosso segmento de mercado, pois uma pessoa que trabalha de casa, tende, geralmente, a não se preocupar tanto com a sua imagem, o que significa que não recorrem tanto ao cabeleireiro.
No nosso caso contudo, uma vez que temos muitas clientes que estão connosco há muitos anos e são clientes que nos visitam com alguma assiduidade, foi um pouco menos complicado, mas o mercado já não é o que era.

São muitos os setores que falam em falta de talento e na dificuldade de reter os melhores colaboradores. De que forma é que este tema é encarado na vossa empresa?
Falta de talento não há, mas verdade é também que nem toda a gente tem o mesmo talento ou empenho para a profissão. No nosso caso, temos tido bastante sorte ao longo dos anos com os profissionais que têm vindo a fazer parte da nossa equipa, e apesar de obviamente termos ao longo de tanto tempo deixado de colaborar com algumas pessoas talentosas, temos, felizmente, conseguido captar outros tão ou mais talentosos ainda.
Ajuda também que a nossa política de trabalho inclua que todos façam constantemente cursos de formação em conjunto com as marcas com as quais trabalhamos, por forma a estarem sempre a par das últimas modas e técnicas de trabalho.
Mas, não podemos deixar de afirmar que na nossa área, como em muitas, são cada vez mais os jovens que decidem que financeiramente é-lhes bastante mais vantajoso fazer carreira noutro país.

Falemos um pouco mais sobre a Elvira. Como começou o seu interesse pelo universo dos cabelos e da beleza?
O meu interesse na área começou através da minha irmã que enveredou por esta profissão, e como éramos muito unidas, acabei, de certa forma, por seguir as suas pisadas.
Contudo, depois de ter passado por todas as etapas iniciais da profissão, que na altura era prática corrente antes de podermos ser efetivamente cabeleireiras, acabei por desenvolver alergias aos produtos que eram utilizados na altura, e como tal vi-me forçada a abandonar o ramo. Acabei então por ir trabalhar noutras áreas, mas anos mais tarde, por influência de uma amiga minha, fui tirar o curso de estética, onde acabei por tirar a minha carteira profissional. Foi assim um mal que veio por bem, pois descobri que gosto ainda mais da área da estética do que do cabeleireiro, apesar de também ser muito apaixonada por cabelos.

Foi um percurso difícil ou tranquilo? Para essa dificuldade contribuiu a paragem forçada, certo?
Foi sem dúvida uma grande tristeza ter de abandonar a área do cabeleireiro, pois sentia-me feliz e realizada. Contudo, como mencionei, a vida dá muitas voltas e traz-nos muitas surpresas, e quis o destino que eu continuasse ligada ao mundo dos cabeleireiros, mas na área da estética, que é uma área que amo. Sinto-me realizada em trabalhar em estética avançada, principalmente com a aromoterapia, que para além de garantir excelentes resultados é totalmente natural, o que é muito benéfico para as nossas clientes, um aspeto que me importa muito.

O que a fez regressar?
Graças a uma grande amiga minha, com quem ainda hoje tenho uma enorme amizade, acabei por ir, por curiosidade, fazer um curso de estética no Porto e apaixonei-me pela área.

Ao fim de 18 anos qual o balanço?
O balanço é extremamente positivo, mesmo apesar das enormes batalhas, profissionais e pessoais que tive de enfrentar para chegar onde estamos hoje. Sempre sonhei com ter um espaço meu que refletisse o meu profissionalismo e a minha forma de estar.
Sempre almejei por garantir a satisfação das nossas clientes e ajudá-las também no seu caminho, pois tal como mencionei, creio que a beleza é uma parte muito importante da mulher, e é com enorme gosto que as ajudamos a sentirem-se melhores com elas próprias. Enche-me de orgulho o que alcançámos ao longo de todos estes anos, e mais ainda ter clientes que estão connosco desde o primeiro momento e que muitas delas sejam hoje, mais que clientes, amigas. Isso para mim sempre foi o mais importante, o criar laços.

E o futuro, que novidades podemos esperar do Elvira Guedes Day Spa?
Continuamos com os mesmos objetivos que tínhamos à 28 anos atrás, fazer por criar um serviço de excelência e personalizado, em que a cliente se sinta bem com ela própria.
Continuamos a querer ser melhores para superar também as suas expetativas, e continuamos igualmente focados em estar a par das melhores técnicas de trabalho para que possamos servir ainda melhor. O futuro, para nós, é não perder o foco naquilo que mais interessa neste negócio, que são as nossas clientes.

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