A velhice não é uma doença, mas sim um processo normal do desenvolvimento que acarreta mudanças no organismo.
Estudos dizem que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. Nessa faixa etária, o organismo vai se tornando mais lento nas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.
Há pesquisas que apontam que o início do processo de envelhecimento do corpo começa em pleno vigor da juventude, ao longo da década dos 20 anos.
O pico de massa óssea é atingido, aproximadamente, entre os 25 e os 28 anos. Devido à perda que ocorre a partir daí, os especialistas recomendam que se pratique atividade física desde a infância ou adolescência.
A recomendação é ter uma “poupança” óssea para prevenir ou retardar a osteoporose, condição que enfraquece os ossos e costuma ser diagnosticada a partir dos 60 anos, quando o indivíduo passa a ser considerado idoso.
Envelhecimento por idade
Aos 20 anos:
É nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes.
Aos 30 anos:
O metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação. Com a bioenergia em queda, temos uma pele mais cansada.
Aos 40 anos:
Aos 40 anos: a senescência celular entra em ação num processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor, e isso pode afetar a aparência de muitas maneiras.
A partir de 50 anos:
A função de barreira da pele enfraquece, o que torna a pele seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só.