Se for fazer um café, certamente que vai precisar de usar água quente. Água da torneira é frequentemente usada para essa finalidade: é rápida e está quase sempre disponível.
Mas este especialista revela que para se conseguir um bom café, não se deve recorrer à água da torneira, e são várias ad razões para tal.
A água da torneira geralmente é muito dura, logo, afeta o sabor. O fator decisivo é a chamada dureza carbonática da água: a dureza do carbonato é uma das medidas mais importantes da água, pois indica a capacidade de ligação ácida da água.
De acordo com o especialista em café Thomas Steinke, para fazer café, a água utilizada deve ter um valor de dureza de carbonato «entre cinco e oito».
Esta é «a faixa de dureza ideal», disse Steinke em entrevista ao “Chip.de”.
Já Thomas Kraft, da Escola Alemã de Baristas, tem outra opinião: «a faixa ideal é uma dureza de carbonato entre três e seis. É nessa área que os aromas do café se destacam mais», refere.
De acordo com este especialista, «para fazer um bom café devemos usar água com dureza de carbonato entre três e oito. Se o valor for menor, a água estará mais macia e o café terá um sabor levemente ácido»
Ora, como bem vimos a dureza do carbonato da água da torneira geralmente está acima da faixa ideal, logo «é mais dura, o que faz com que as substâncias amargas do café venham à tona».