Espera receber um aumento salarial acima da inflação em 2023?

Não está sozinho nesta espectativa.

A Robert Walters acaba de lançar a Pesquisa Salarial Global 2023 onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior demanda, tendências salariais e muito mais.

Desde a pandemia, era esperado que 2022 fosse um ano de regresso à normalidade: indicadores macro positivos e ambiciosos que passo a passo foram atingidos por outra realidade de instabilidade geopolítica, aumento do preço da energia e matérias-primas, tensão contínua na cadeia de abastecimento de muitos bens manufaturados e, finalmente, a inflação.

Segundo pesquisa da Robert Walters, 68% dos profissionais afirmam esperar um aumento salarial em 2023, 64% esperam que o aumento seja maior que a inflação e 23% afirmam que estão prontos para procurar um novo emprego caso não recebam este aumento.

Segundo o Diário de Notícias, o aumento dos preços tem-se feito sentir, sobretudo, no setor energético, habitação e alimentação. Por exemplo, segundo estimativas do Banco de Portugal, o custo de um cabaz básico de bens alimentares subiu 15% entre outubro de 2021 e agosto deste ano, com alguns produtos a dispararem 20%. Dito isso, os profissionais automaticamente buscam por aumentos salariais para ter uma qualidade de vida melhor e estão mais abertos a procurarem outras oportunidades que ofereçam salários maiores e benefícios mais atraentes, se necessário.

Alguns profissionais preferem arriscar a pedir um aumento salarial, mesmo que não lhe tenha sido oferecido inicialmente, porém dentre os principais motivos dos que não querem arriscar estão:

25% Colegas que já foram desligados recentemente
21% Indústria/empresa que trabalha foi altamente impactada pelo covid-19
15% Falta de confiança
9% Já foram avisados por seus chefes que não teriam um aumento

Além do aumento salarial, o bónus anual também é um ponto relevante a ser discutido. Apenas 10% dos profissionais entrevistados afirmaram que já foram comunicados que receberão um bónus no próximo ano. 38% não tiveram uma confirmação oficial, porém estão contando com isso. 16% não tiveram confirmação e não estão contando com o bónus e 7% foram comunicados oficialmente que não receberão nenhum tipo de bónus em 2023.

 

Ler Mais