Está a pensar começar a correr? Eis 6 coisas que deve saber

Esta é uma atividade desportiva que ganhou uma enorme popularidade durante a pandemia. Conheça os principais conselhos dos especialistas.

Durante o último ano muitas foram as pessoas que sentiram dificuldade em manter-se ativas. O fecho dos ginásios, o confinamento e o teletrabalho foram tudo fatores que contribuíram para que nos movimentássemos menos.

Todavia muitos foram os que procuraram alternativas. Novos regimes de exercício físico começaram a ser seguidos e certos desportos (mais seguros) ganharam primazia. A corrida foi um deles. Seja dentro de casa (numa máquina) ou no exterior muitos decidiram calçar os tênis.

Caso tenha pensado começar também a correr, mas tenha ainda algumas dúvidas ou receios, recolhemos algumas dicas que prometem ajudar os iniciantes.

 

  1. Apenas comece

Muitos corredores iniciantes acabam por não saber bem como começar. Pode ser algo intimidante sair de casa e começar esta atividade. No entanto, deverá ser capaz de ultrapassar este desconforto inicial, calçar os seus tênis e começar a correr com confiança. Pode num momento inicial começar apenas por andar rapidamente indo depois aumentando progressivamente o seu ritmo.

 

  1. Defina e cumpra um objetivo

É importante que seja capaz de definir um objetivo realista. É fundamental que seja algo que se sinta que pode cumprir. Nem que seja correr apenas 20 minutos, 3 vezes por semana. À medida que for ganhando confiança poderá ir aumentado a dificultando, correndo mais longe ou durante mais tempo.

 

  1. Conhecer o percurso

Antes de sair de casa deve ter em conta o percurso que irá seguir. Pense no tipo de terreno e condições que irá encontrar. Quanto mais definido estiver tudo na sua cabeça mais fácil será cumprir os seus objetivos, evitando que tenha que pensar muito sobre que percurso irá seguir antes de sair de casa.

 

  1. Dedique o seu esforço a alguém especial

Nem sempre é fácil manter a motivação para ir correr todos os dias. Algo que pode ajudar é compreender exatamente quais são as suas razões. Porque está a querer correr e viver uma vida mais ativa? Para cuidar da sua saúde e acompanhar o crescimento dos filhos e netos? Para perder peso? Ganhar confiança? Um bom conselho passa por dedicar as suas corridas a alguém especial. Saber que está a fazer isto não só por si, mas também em homenagem a outra pessoa.

 

  1. Consulte um médico caso necessário

Sendo certo que é natural que possa sentir algum desconforto muscular depois de uma corrida, deve manter-se vigilante caso sinta dor. Independentemente da localização da dor, caso o problema se torne frequente, é aconselhado que consulte um especialista médico que o possa aconselhar e diagnosticar. Não deve “forçar” um exercício de forma algo inconsciente. Seja cauteloso.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...