Está a pensar reformar-se? Estes são os 4 fatores que deve considerar (e que não estão relacionados com dinheiro)

Na altura de se aposentar a questão financeira pode não ser o aspeto mais relevante. Muitas outras coisas podem ser tão, ou mais, importantes para o seu bem-estar ao longo desta fase.

Quando começamos a equacionar seriamente como e quando será o nosso período de reforma a primeira coisa em que pensamos é no valor mensal que nos irá ser atribuído. É inevitável e perfeitamente natural. No entanto, existem um conjunto de outros fatores que devem ser considerados com toda a atenção e que são igualmente extremamente importantes ao longo desta transição.

De acordo com Eric Thurman, autor e empresário norte-americano, o dinheiro é apenas um dos muitos elementos que compõem o período da nossa reforma. Segundo Eric, “muitas pessoas esperam viver super felizes ao longo desta fase das suas vidas, no entanto não pensam exatamente na forma como o irão conseguir atingir”.

Eis os 4 factores que deve contemplar:

  1. Cuidar do seu corpo

Os seus anos de reforma não serão tão felizes se o seu corpo estiver frágil e debilitado. Thurman refere que infelizmente muitas pessoas ao envelhecer acabam por deixar de cuidar tanto da sua saúde porque já não esperam viver muito tempo.

A sugestão deste especialista é que comece desde cedo a pensar que tipo de pessoa deseja ser quando atingir os 90 anos. “Quer estar preso a uma cadeira de rodas ou prefere ser capaz de ainda nessa altura fazer tudo aquilo que quiser?”

Para atingir esse objetivo as alterações não têm que ser drásticas. Não precisa de começar a correr maratonas, ou eliminar todas as bolachas e fritos da sua alimentação. Basta ter alguma atenção à sua dieta, acrescentando alguns alimentos mais nutritivos e garantir que continua a praticar algum tipo de exercício físico ao longo de toda a sua vida.

  1. Cuide das suas relações

A solidão é o principal e mais perigoso problema de saúde que afeta a população mundial. Thurman argumenta que apesar de todos os seguidores que possamos ter no Facebook ou Instagram, a verdade é que cada vez mais estamos afastados fisicamente uns dos outros. “Falta-nos o contacto humano”, conclui.

De acordo com o National Institute of Aging, a isolação social e a solidão são dois fatores que estão relacionados com problemas de saúde como a alta pressão arterial, insuficiências cardíacas, obesidade, sistema imunitário enfraquecido, ansiedade, depressão, entre outros.

  1. Cuide da sua mente

Se pretende manter uma menta sã ao longo da sua velhice, então deverá cuidar bem tanto da sua força cognitiva como da sua saúde mental.

Existem inúmeras maneiras de estimular a sua mente. Não, isto não passa necessariamente por fazer jogos de palavras cruzadas. Thurman recomenda que invista em aprender novos idiomas ou aprenda a tocar novos instrumentos. Alguma coisa que o force a desenvolver novas aptidões.

Em relação à sua saúde mental é necessário que cuide atentamente deste tópico. Sobretudo quando se chega a uma idade mais avançada podem surgir igualmente alguns problemas mal resolvidos, dores e frustrações que ao longo da nossa vida mais ativa tentámos esconder. O tempo extra que irá ganhar com a sua reforma pode determinar que a sua mente divague novamente para alguns destes tópicos mais sensíveis.

  1. Cuide da sua alma

Cuidar efetivamente do seu bem-estar espiritual pode ser essencial para garantir que o período da sua reforma é uma altura feliz. Alguns estudos parecem indicar que aqueles que frequentam habitualmente a igreja ou outros serviços religiosos vivem também mais tempo.

Isto não está propriamente relacionado com a componente religiosa, mas sim com o facto destas pessoas estarem inseridas em grupos comunitários. Ou seja, para os não-crentes poderá igualmente ser benéfico a participação em atividades semelhantes, como o voluntariado.

O importante é que esteja em comunhão e envolvido em projetos de grupo que o aproximem dos outros e da comunidade que o rodeia.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Directora Digital da By é jurada nos Vega Digital Awards
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira