Partilhar

Está em Portugal o investigador francês que quer desvendar segredos da bactéria intestinal que ajuda a perda de peso

Pierre Déchelotte investiga há mais de 15 anos, a bactéria Hafnia alvei HA4597

27 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Pierre Déchelotte, que investiga, há mais de 15 anos, a bactéria Hafnia alvei HA4597® demonstrou, em estudos clínicos, que este microrganismo que existe naturalmente no nosso organismo produz uma proteína capaz de regular a sensação de fome e levar à redução do peso e dos níveis de açúcar no sangue.

E se lhe dissermos que entre os milhares e milhares de bactérias “boas” que habitam o intestino há uma estirpe específica que pode ser um importante aliado na perda de peso? O investigador Pierre Déchelotte, que há mais de 15 anos, analisa à lupa a Hafnia alvei HA4597®, desvendou os mecanismos de ação deste microrganismo e conseguiu provar, através de estudos clínicos, que este ser microscópico é capaz de regular a sensação de fome.

A investigação e os benefícios clínicos associados à utilização desta bactéria probiótica são hoje apresentados em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, e amanhã, no Porto, na Casa da Arquitetura.

Cada vez mais estudos sustentam que a manipulação da microbiota intestinal pode ser uma ferramenta terapêutica para a gestão de várias doenças, entre as quais a obesidade e o excesso de peso. Investigações pré-clínicas já tinham mostrado que a bactéria probiótica conseguia mimetizar a sensação de saciedade, o que resultava numa redução de peso e de acumulação de gordura. Pierre Déchelotte comprovou-o em estudos clínicos. Um destes estudos envolveu 236 pessoas com excesso de peso.

Para demonstrar a eficácia clínica da Hafnia alvei HA4597®, o grupo de investigadores liderado por Pierre Déchelotte começou por pedir a todas as pessoas incluídas no estudo, que seguissem uma dieta hipocalórica de -20% e mantivessem a sua atividade física habitual. Depois, um grupo de pessoas recebeu duas cápsulas por dia de Hafnia alvei HA4597®, o equivalente a 100 biliões de bactérias por dia. Às restantes pessoas com excesso de peso foram dadas duas cápsulas de placebo. Ao fim de 12 semanas, o grupo que tomou Hafnia alvei HA4597® tinha alcançado uma perda de peso de pelo menos 3%. Além disso, foi observado um aumento da sensação de saciedade e maior perda de volume. A glicemia de jejum em 12 semanas foi bastante menor no grupo tratado com Hafnia alvei HA4597®.

Consequências da disbiose

Este estudo conclui, por isso, que a Hafnia alvei HA4597® é capaz de influenciar os mecanismos de controle do apetite, redução de peso e massa gorda, redução na ingestão de alimentos e tem efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue e na resistência à insulina. Desde então, Pierre Déchelotte tem procurado fórmulas que aliem as conclusões do estudo à aplicação clínica.

A Hafnia alvei HA4597® pode ser encontrada naturalmente na nossa microbiota intestinal, assim como em alguns alimentos, como produtos lácteos, ou em suplementos probióticos. Se a nossa microbiota intestinal estiver desequilibrada (disbiose) terá menos enterobactérias desta estirpe e torna-se incapaz de regular o apetite, a saciedade e o armazenamento de energia. A toma de determinados probióticos com a enterobactéria Hafnia alvei HA4597® pode ajudar a corrigir a disbiose, além de ser uma mais-valia para quem quer adotar um plano alimentar hipocalórico e um plano nutricional que conduza à perda de peso.

A disbiose é ainda uma porta aberta para outras patologias, para além da obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de cancro. Daí a importância de manter uma dieta rica e equilibrada e de evitar um estilo de vida sedentário. Quando a dieta e a atividade física não são suficientes, o recurso à suplementação afigura-se como uma resposta terapêutica demonstrada cientificamente.

Foto: Microbiome Foundation

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 19 minutos

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 22 minutos

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 hora

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 2 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 2 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 3 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 3 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 4 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 5 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 6 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 7 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 7 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 8 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 8 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 8 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 8 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 8 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 8 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 24 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.