Antes de optar por um estilo de franja comece por definir qual é o seu formato do rosto:
- se tem o queixo mais pontudo o seu rosto é triangular;
- se o queixo for mais reto o seu rosto é quadrado;
- se o queixo tiver formato oval e o rosto for proporcional, tem o rosto redondo;
- se o queixo for oval mas seu rosto mais comprido que largo, então tem rosto oval.
Franja reta
Cortada pela altura das sobrancelhas ou dos olhos, esta é a franja mais tradicional. Com o corte mais reto combina perfeitamente com rosto oval ou triangular. A modelo Jane Birkin fez desta franja a sua imagem de marca.. O visual é romântico e chama muito a atenção para o rosto. Quem for optar por esta franja deve retocá-la de 15 em 15 dias.
Franja lateral
Também conhecida como diagonal, assimétrica ou enviesada é uma boa opção para quem tem o rosto redondo ou quadrado. A principal característica é marcar um dos lados do rosto: a franja é cortada para um lado, sendo usada sempre na lateral. esta é uma franja muito versátil que assegura looks mais clássicos e mais modernos.
Franja desconectada
Bastante escolhido por quem tem cabelo muito fino, apresenta fios mais soltos, que muitas vezes se dividem ao meio, pelo que é perfeita para rostos ovais ou triangulares.
Franja arredondada
Muito romântica combina mais com quem tem o rosto oval ou quadrado e em cabelos lisos ou ondulados. Tal como a franja lateral pode ser usada para frente, a franja arredondada pode ser colocada na lateral para um look mais descontraído. A desvantagem é que exige muita manutenção, pois tem de ser aparada pelo menos de 15 em 15 dias.
Franja longa
É quase uma não franja, pois começa a partir do nariz ou do queixo e é desfiada nas pontas. Muito versátil, pode ser usada por quem tem o rosto oval ou quadrado. De fácil manutenção só precisa de ser cortada de dois em dois meses.
Franja supercurta
Cortada acima das sobrancelhas é o tipo de franja para mulheres mais ousadas. Combina com rostos ovais e, principalmente, para quem não tem a testa muito comprida, porque tende a alongá-la. A microfranja, apesar de ser a que mais cresce, não precisa de muita manutenção, porque o tamanho fica ao gosto de quem usa.