Estas são as expectativas injustas que podem estar a destruir a sua relação

Perceba de que forma pode estar a contribuir para a sua própria infelicidade.

Faz parte da natureza humana criarmos expectativas sobre o nosso futuro. Particularmente no contexto de uma relação isto é algo que acontece progressivamente à medida que o relacionamento vai evoluindo. Vamos formando algumas ideias sobre como o nosso parceiro se deve comportar ou sobre o que deve fazer. Infelizmente muitas destas ideias não se revelam verdadeiras ou sequer possíveis.

É fundamental que esteja consciente das expectativas que vai criando na sua cabeça. Apenas através desta consciência poderá questionar algumas destas ideias e evitar que elas gerem algum tipo de frustração no futuro.

Leia também: Estão as relações monogâmicas destinadas a fracassar? Eis 3 factos científicos que prometem fazê-lo pensar

Igualmente importante será a capacidade de conversar com o seu parceiro sobre este tema. Em conjunto poderão procurar dar respostas a algumas das principais insatisfações e encontrar compromissos.

Conheça agora algumas das principais frustrações que podem causar uma enorme tensão na sua relação, tal como explica o portal YourTango.

 

  1. Espera sexo todos os dias

Este é um problema bastante comum. Todos temos ideias diferentes relativamente ao sexo e níveis distintos de desejo. Sobretudo numa relação de longo-prazo é fundamental que perceba que por vezes pode não existir a capacidade de ter o mesmo tipo e frequência de intimidade sexual. Respeite as diferenças do seu parceiro e encontre um compromisso que funcione para os dois.

 

  1. Espera que o outro expresse o amor que sente da mesma forma

Outro problema bastante comum é a diferença que pode existir na forma como cada membro do casal espera que o outro demonstre amor. Se por exemplo, o seu marido espera que você esteja constantemente a dar abraços e beijinhos durante o dia, mas a sua personalidade não se coaduna com esse tipo de expressões tão intensas de amor, então isso pode gerar algum conflito. Mais uma vez, é fundamental que cada um compreenda as limitações do outro.

 

  1. Assume que o seu marido irá tratar de todas as “tarefas masculinas”

As expetativas associadas ao gênero da pessoa são antiquadas e erradas. Da mesma forma que não deve querer que o seu marido acredite que as responsabilidades domésticas são exclusivamente um assunto seu, também não deve projetar a ideia de que ele deve ser o responsável por arranjar qualquer estragos, pagar as contas, etc

 

  1. Diferenças na forma de aproveitar o tempo livre

Se para si uma noite ideal de sexta-feira é passada com os amigos a jantar fora mas para o seu parceiro o ideal é ficar em casa a ver filmes, isso pode sem dúvida dar origem a alguma insatisfação. Como deseja passar as suas férias? O que aprecia fazer sempre que tem um tempo livre? É necessário que o casal converse sobre estes temas e encontre um “caminho comum” que assegure a satisfação de ambas as partes.

 

  1. Ideias distintas sobre a reforma

Normalmente isto é algo sobre o qual os casais não falam muito. No entanto é um tema que se torna absolutamente determinante, sobretudo a partir de uma certa idade. Caso tenham ideias muito distintas sobre como desejam viver o período de reforma isso pode gerar um enorme afastamento. É fundamental que consigam encontrar um “sonho” comum que ambos possam vivenciar com satisfação.

 

  1. Assume que a sua forma de comunicar é melhor

Esta pode ser uma fonte de enorme desentendimento para um casal. Quando alguém acredita que a sua forma de conversar ou discutir é certa e a do outro é completamente errada, então fica difícil criar algum tipo de entendimento comum. Saber discutir é um skill fundamental. Enquanto casal devem ser capazes de definir como pretendem que as discussões aconteçam. Por exemplo, falamos sobre todo o tipo de assuntos numa só conversa ou escolhemos apenas abordar um tópico-chave?

 

 

[Leia também: Casamento infeliz? Estas 5 razões explicam porque é tão difícil abandonar este tipo relações]

 

Ler Mais