Estas são as frases em latim que vai querer usar nas suas conversas

Prepare-se para impressionar a sua familia et amici.

É certo que o latim é um idioma que não é falado ou escrito de forma regular por uma sociedade há centenas de anos. Apesar de ser provável só termos um maior contacto com esta língua antiga em certos textos ou livros universitários, a verdade é que o legado deste idioma continua a ser “sentido” nos léxicos romanos e germânicos.

Seja porque decide avançar com um ataque ad hominem, porque acrescenta um etecetera no final da frase ou porque exclama carpe diem, é normal que já tenha usado no seu discurso e escrita alguns vocábulos que têm a sua origem no latim.

[Leia também: Até que idade podemos aprender facilmente um novo idioma?]

Se pretende tornar as suas conversas mais elaborados ou elegantes, então nada como saber utilizar algumas frases clássicas deste idioma. Não se deixe ficar pelas mais conhecidas “in vino veritas” ou “veni, vidi, vici”, aproveite antes para conhecer algumas outras expressões interessantes que prometem impressionar toda a gente.

 

 

  1. “Ad astra per aspera”

Esta é uma das frases em latim mais populares. Significa literalmente “Até às estrelas através da adversidade”. É utilizada habitualmente para descrever o ultrapassar de uma qualquer adversidade, que resulte em algo positivo. Sempre que está confiante que algo bom pode surgir no futuro não se esqueça desta expressão.

 

  1. “Carpe vinum”

Todos já ouvimos falar de “carpe diem”. Ora bem mais interessante será antes a expressão “carpe vinum” que nos pede para “aproveitar o vinho”. Porque não passar a brindar com mais classe nos jantares com amigos?

 

  1. “Acta non verba”

Esta é uma excelente frase para relembrar a importância dos gestos. “Ações, não palavras” é a tradução mais direta, que nos ajude a afirmar a relevância que devemos dar ao equilibro entre aquilo que dizemos e o que realmente fazemos.

 

  1. “Ad meliora”

O momento presente pode não ser o melhor, mas relembre-se sempre de manter a esperança e a positividade com a expressão “Ad meliora” ou “Em direção a coisas melhores”.

 

  1. “Ars longa, vita brevis”

Existe uma razão para passados milhares de anos continuarmos a apreciar as esculturas e pinturas dos grandes mestres da arte, que já faleceram. A razão é simples: “A arte é longa, a vida é curta”.

 

  1. “Ut ameris, amabilis esto”

De forma a criarmos boas amizades e a encontrarmos paixões verdadeiras é essencial saber ser merecedor desse tipo de atenção. O afeto e a reputação têm que ser conquistados. “Se quer ser amado, sê amável”.

 

  1. “Vivamus, moriendum est”

Esta poderosa frase é atribuída ao filosofo Séneca. Significa “Vamos viver bem, pois teremos que morrer”. A vida é curta como tal devemos aproveitá-la ao máximo enquanto podemos.

 

  1. “Astra inclinant, sed non obligant”

Se conhece alguém muito obcecado com o horóscopo ou com a astrologia então esta frase é ideal. Basicamente afirma “as estrelas guiam-nos, mas não nos obrigam”. Por outras palavras, mesmo que existam planos iniciais é sempre possível mudar de caminho e “dar uso” à nossa livre vontade.

 

  1. “Dulce periculum”

Se gosta de viver no limite então esta expressão pode facilmente tornar-se no seu novo mote. Significa “o perigo é doce” e pode ser usada numa conversa para grande efeito.

 

  1. “Factum fieri infectum nos potest”

Se é o tipo de pessoa que não acredita em segundas oportunidades então acrescente esta expressão ao seu catálogo. Esta afirma que “é impossível desfazer uma qualquer ação”. Pode servir como um bom aviso sempre que está prestes a fazer algo de que se possa vir a arrepender.

 

[Leia também:  Dia Internacional da Língua Materna. Aprenda a dizer estas importantes frases nos principais idiomas]

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...