O MSC Euribia representa a evolução final da classe Meraviglia e o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível mais limpo e eficiente disponível atualmente à escala comercial. A bordo, possui uma gama de tecnologia ambiental de vanguarda, incluindo sistemas avançados de tratamento de águas residuais a bordo e gestão de resíduos. O navio também foi concebido a pensar no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações em sustentabilidade, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estiverem disponíveis em escala.
O MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros atualmente
O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Cruise Division do MSC Group. O navio oferece uma eficiência ainda maior e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo, para além dos mais recentes requisitos do Índice de Design de Eficiência Energética da IMO. No momento em que está a navegar, o navio emite até 19% menos emissões de gases com efeito estufa por passageiro por dia do que os seus navios-irmãos que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale a 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por passageiro por dia do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Construído para o futuro – tecnologia e design ambiental de última geração
O MSC Euribia foi construído para o futuro. Embora o navio seja movido a LNG, o projeto do navio pode acomodar combustíveis renováveis atuais e adaptações que permitirão que os navios da MSC Cruzeiros utilizem combustíveis renováveis ainda não disponíveis atualmente, como o metanol verde.
Outras tecnologias de vanguarda incluem instalações avançadas de tratamento de águas e resíduos. O MSC Euribia possui as mais recentes e avançadas instalações de tratamento de águas e resíduos para ajudar a salvar os mares em todo o mundo. As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais municipais em todo o mundo. A tecnologia vai ao encontro dos mais rígidos padrões internacionais da IMO- incluindo o chamado Padrão Báltico.
Viagem rumo ás zero emissões de gases de efeito estufa do MSC Euribia
Pela primeira vez na indústria, o MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões de gases com efeito estufa. A nova construção, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, em França, para Copenhaga, na Dinamarca, e alcançará zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) para demonstrar que o nosso cruzeiro com zero emissões é possível aos dias de hoje.
A viagem com zero emissões utilizará o bio-LNG utilizando um sistema de balanço de massa, o método mais económico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com a Diretiva de Energia Renovável da EU (RED II) e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).