Estes objectos existiam em todas as casas, agora os mais pequenos nem sabem o que são

Há umas décadas, certos utensílios tinham lugar em todas as casas, mas agora podem ser peças de museu, pois foram uma vítima da modernização que atingiu tudo e todos.

Se cresceu em meados do século XX, muito provavelmente, deparou-se com estes itens, que proporcionavam algumas comodidades no estilo de vida, na casa dos seus pais. Há cerca de 50 anos, o difícil podia ser não os encontrar, mas que com o tempo acabaram por ser substituídos.

A constante atualização tecnológica, em diferentes setores da nossa vida, também pode ter contribuído para que alguns objetos se tornassem obsoletos e saíssem das nossas casas no século XXI. Veja, aqui, se ainda encontra na sua casa atual algum destes 5 objetos, que a maioria das crianças de hoje desconhece e dificilmente entenderiam o seu propósito.

1- Antenas parabólicas

Lembra-se de ver o seu pai subir ao telhado da casa para mexer na antena de metal, ora porque a televisão tinha mau sinal, ora porque não dava sinal sequer? Ou de quando ele estava perto da antena, ele pedia para que alguém dentro da casa fosse controlando se a televisão já estava a dar imagem e se os quatro canais estavam a dar sinal? Isso deixou de ser preciso com o serviço de televisão por cabo, onde conseguem captar centenas de canais e, agora, já em alta definição (HD).

2- Telefones com fios

Volvidos 50 anos, muito mudou na área da comunicação, nomeadamente, aqueles telefones pesados e com fios que tinham um toque de chamada hoje conhecido como da “avozinha”, pelos mais jovens. Em tão pouco tempo, mesmo os telemóveis, que tomaram o seu lugar, estão em constante mudança e os telefones “fixos” perderam os fios, deixando de ter um lugar certo onde o podemos encontrar.

3- Peneiras redondas

Embora ainda seja utilizada, especialmente, na hora de cozinhar diversas doçarias, a peneira é um objeto cada vez menos visto nas cozinhas atuais. Ainda assim, as antigas peneiras redondas, que eram uma rede circundada por uma tira de madeira foram atualizadas por peneiras mais recentes e menos volumosas, que ocupem menos espaço nas cozinhas.

4- Batedeira manual

E já que estamos na cozinha, lembra-se de quando a sua mãe tinha de bater umas natas em castelo e lhe pedia para ir buscar o batedor manual? Pois, esse item agora já entrou em desuso com o aparecimento dos robots inteligentes que fazem esse trabalho chato por nós na cozinha.

5- Tanques de lavar roupa

Ainda existem alguns tanques em uso, mas estes começaram a surgir nas plantas das casas rurais e urbanas a partir da década de 1940 e mantiveram-se até ao fim do século XX. A certa altura era comum encontrar um tanque por varanda, mas o seu desaparecimento foi resultado do aparecimento das máquinas de lavar.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira