Folhas Verdes
As folhas verdes como rúcula e couve são alimentos top. As verduras têm baixas calorias e muitos nutrientes. Alguns dos poderosos nutrientes que as folhas contêm são: vitaminas A, C e K, folato, potássio, magnésio, cálcio, ferro e luteína. As folhas verdes têm altos níveis de antioxidantes, que ajudam a prevenir muitas doenças, sendo que a couve também é ótima para o coração, diminuindo o colesterol. Ela promove a saúde do fígado e do aparelho digestivo, e é um excelente alimento para desintoxicação.
Abacate
É rico em ácidos gordos e glutationa, um poderoso antioxidante. É uma fonte muito forte de minerais e contém magnésio, ajudando no metabolismo da glicose (açúcar) e a nutrir os nervos e o cérebro. Também é rico em cálcio, estando por isso indicada no combate à osteoporose, ao ferro, à anemia e ajudando na formação dos glóbulos vermelhos e fósforo que, juntamente com o cálcio, ajuda na mineralização dos ossos.
Alho
O alho é verdadeiramente um dos superalimentos da natureza. É uma importante arma no combate às doenças e consegue impedir o crescimento das bactérias, incluindo o E.coli, que é uma bactéria que habita no intestino e que pode causar infeções. Possui um poder anti-inflamatório e ajuda a diminuir os níveis da pressão sanguínea e do colesterol.
Linhaça
A semente da linhaça triturada é rica em ómega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. Diversos estudos têm mostrado efeito cardioprotetor da farinha de linhaça, por ser rica em ómega-3, promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides. Minerais como magnésio, manganês, fósforo e zinco estão na sua composição, bem como fibras. Melhora o funcionamento intestinal, previne o cancro, auxilia no controle de inflamações no organismo e protege a saúde.
Salsa
Não melhora apenas o sabor de qualquer prato, como também é repleta de vitaminas essenciais à saúde dos ossos e dos sistemas nervoso e imunológico também. Tem efeitos anti-inflamatórios. Em termos de minerais, contém minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, zinco, potássio e enxofre.
Café
Entre os motivos está a sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa pelo seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem, ou pelo menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular.
Morango
É uma ótima fonte de vitamina C e de outras substâncias que fazem bem à saúde dos ossos e ao metabolismo. São ricos em antocianinas, que fazem muito bem ao coração. Possuem grande quantidade de flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. Evitam também o aparecimento de cancro e a oxidação do LDL (colesterol considerado mau quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o enfarto e o derrame cerebral.
Chocolate amargo
O cacau possui gorduras boas e polifenóis. Ajuda a reduzir a pressão arterial e a diminuir o mau colesterol e a aumentar o bom. Além disso, é diurético e rico em vitaminas e minerais.
Limão
É uma fruta rica em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o organismo.