<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estudo revela que portugueses estão mais focados no seu bem-estar e no lazer após a pandemia

13 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

É esse o seu caso?

A Klarna, serviço de banca de retalho, pagamentos e compras a nível global, acaba de revelar as principais tendências de bem-estar e lazer dos portugueses no estudo.

Nos últimos dois anos, os consumidores formaram novos hábitos e a Klarna apresenta agora as atividades e os hobbies que os portugueses adotaram para o benefício da sua saúde e bem-estar mental.

Como resultado da pandemia no dia-a-dia, os portugueses utilizaram mais ferramentas de mindfulness como forma de lidarem com o stress e de melhorarem o seu bem-estar mental. O estudo agora divulgado apresenta as suas principais atividades de lazer e a forma como os portugueses aumentaram a frequência destas práticas desde o fim da pandemia. Aliás, as restrições impostas pelos confinamentos fizeram com que os portugueses se sentissem presos em casa.

Após a pandemia, foram muitas as pessoas em todo o mundo que começaram a adotar novas atividades de lazer e hobbies em casa e a Klarna quis mapear as atividades mais populares, feitas dentro de casa, para relaxar e recarregar as energias. Estruturado em três temas principais – lazer e mindfulness, cuidado com plantas e cozinha e foi respondido por mais de 1.000 consumidores portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos.

Principais conclusões

Lazer e Mindfulness
Para recarregar energias e relaxar em casa, 50% dos portugueses refere que ler é o hábito preferido e 15% dos portugueses incluíram a meditação na rotina;

No que diz respeito à meditação, 40% começou por recomendação de amigos e familiar e 30% por recomendação de um terapeuta. Metade dos portugueses que meditam notaram uma melhoria no seu humor após começarem e 33% dos Gen Z’s notaram ter mais criatividade com esta prática.

Quanto ao mindfulness, os alimentos e bebidas foram os artigos mais comummente mencionados pelos consumidores portugueses (35%) para fomentar esta prática, assim como velas e difusores de óleos essenciais fizeram parte das compras mais recentes (23%) que praticam meditação regularmente.

Cuidado com Plantas
60% dos consumidores portugueses tem pelo menos uma planta em casa e a geração que tem mais plantas é a X (63%), seguida de Baby Boomers (60%), Millennials (59%) e Geração Z (45%).

Mais de metade dos consumidores nacionais (55%) consideram-se ‘pais’ e ‘mães’ e 74% viram o seu interesse por plantas crescer comparado com dois anos antes.

95% dos donos de plantas disseram que estas os fazem sentir mais felizes e 96% indicam que tiveram um impacto positivo na sua saúde mental. Por fim, a melhoria do humor é o principal benefício de acordo com metade dos consumidores portugueses que têm plantas em casa e a diminuição dos níveis de ansiedade é a segunda principal razão para ter plantas em casa, de acordo com 47% dos donos de plantas portugueses.

Quase 70% dos donos de plantas em Portugal afirma falar com as suas plantas e os Millennials (62%) são a geração que mais fala com elas, seguidos pela Geração Z (58%).

Cozinha
Três quartos dos portugueses cozinham ou confecionam pão e bolos com mais frequência do que há dois anos. Este valor sobe para 84% nos consumidores da Geração Z.

Quanto a aventuras na cozinha, 70% dos inquiridos nacionais experimentam novas receitas com maior regularidade e 66% cozinham com ou para amigos, família e/ou companheiro(a).

No que diz respeito à inspiração, 50% dos consumidores encontram-na para cozinhar em blogues e apps e 44% inspiram-se em contas que seguem nas redes sociais.

Complementando a alimentação, quase 30% dos consumidores toma vitaminas ou suplementos dietéticos, nomeadamente Vitaminas C e D (71%), Omega 3 (47%) e Proteínas (31%). Tomam-nas para manterem um bom estado de saúde (53%), para terem mais energia (44%), para garantirem que têm todos os nutrientes necessários (34%) e para apoio à saúde mental (25%).

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 6 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 6 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 6 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 7 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 7 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 7 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 8 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 8 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 8 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 9 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 9 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 9 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 10 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 10 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 11 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 11 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 12 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 12 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 12 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.