A Klarna, serviço de banca de retalho, pagamentos e compras a nível global, acaba de revelar as principais tendências de bem-estar e lazer dos portugueses no estudo.
Nos últimos dois anos, os consumidores formaram novos hábitos e a Klarna apresenta agora as atividades e os hobbies que os portugueses adotaram para o benefício da sua saúde e bem-estar mental.
Como resultado da pandemia no dia-a-dia, os portugueses utilizaram mais ferramentas de mindfulness como forma de lidarem com o stress e de melhorarem o seu bem-estar mental. O estudo agora divulgado apresenta as suas principais atividades de lazer e a forma como os portugueses aumentaram a frequência destas práticas desde o fim da pandemia. Aliás, as restrições impostas pelos confinamentos fizeram com que os portugueses se sentissem presos em casa.
Após a pandemia, foram muitas as pessoas em todo o mundo que começaram a adotar novas atividades de lazer e hobbies em casa e a Klarna quis mapear as atividades mais populares, feitas dentro de casa, para relaxar e recarregar as energias. Estruturado em três temas principais – lazer e mindfulness, cuidado com plantas e cozinha e foi respondido por mais de 1.000 consumidores portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos.
Principais conclusões
Lazer e Mindfulness
Para recarregar energias e relaxar em casa, 50% dos portugueses refere que ler é o hábito preferido e 15% dos portugueses incluíram a meditação na rotina;
No que diz respeito à meditação, 40% começou por recomendação de amigos e familiar e 30% por recomendação de um terapeuta. Metade dos portugueses que meditam notaram uma melhoria no seu humor após começarem e 33% dos Gen Z’s notaram ter mais criatividade com esta prática.
Quanto ao mindfulness, os alimentos e bebidas foram os artigos mais comummente mencionados pelos consumidores portugueses (35%) para fomentar esta prática, assim como velas e difusores de óleos essenciais fizeram parte das compras mais recentes (23%) que praticam meditação regularmente.
Cuidado com Plantas
60% dos consumidores portugueses tem pelo menos uma planta em casa e a geração que tem mais plantas é a X (63%), seguida de Baby Boomers (60%), Millennials (59%) e Geração Z (45%).
Mais de metade dos consumidores nacionais (55%) consideram-se ‘pais’ e ‘mães’ e 74% viram o seu interesse por plantas crescer comparado com dois anos antes.
95% dos donos de plantas disseram que estas os fazem sentir mais felizes e 96% indicam que tiveram um impacto positivo na sua saúde mental. Por fim, a melhoria do humor é o principal benefício de acordo com metade dos consumidores portugueses que têm plantas em casa e a diminuição dos níveis de ansiedade é a segunda principal razão para ter plantas em casa, de acordo com 47% dos donos de plantas portugueses.
Quase 70% dos donos de plantas em Portugal afirma falar com as suas plantas e os Millennials (62%) são a geração que mais fala com elas, seguidos pela Geração Z (58%).
Cozinha
Três quartos dos portugueses cozinham ou confecionam pão e bolos com mais frequência do que há dois anos. Este valor sobe para 84% nos consumidores da Geração Z.
Quanto a aventuras na cozinha, 70% dos inquiridos nacionais experimentam novas receitas com maior regularidade e 66% cozinham com ou para amigos, família e/ou companheiro(a).
No que diz respeito à inspiração, 50% dos consumidores encontram-na para cozinhar em blogues e apps e 44% inspiram-se em contas que seguem nas redes sociais.
Complementando a alimentação, quase 30% dos consumidores toma vitaminas ou suplementos dietéticos, nomeadamente Vitaminas C e D (71%), Omega 3 (47%) e Proteínas (31%). Tomam-nas para manterem um bom estado de saúde (53%), para terem mais energia (44%), para garantirem que têm todos os nutrientes necessários (34%) e para apoio à saúde mental (25%).