A queda de cabelo é um fator muito comum, aliás, aos 30 anos temos 25% de possibilidade de apresentar alguma calvície e é tão comum que pode começar ainda aos 15 ou 16 anos gradativamente, começando com um afinamento do cabelo.
Geralmente, a queda de cabelo pode ser o resultado de diferentes fatores, como genética, alterações hormonais, condições médicas como stresse ou parte normal do envelhecimento.
Outro fator importante é a falta de sono. Está comprovado que se não descansarmos 8 horas por dia isso não será percetível apenas nas olheiras, mas também nos cabelos, que sofrem os mesmos danos sem que percebamos.
Segundo algumas pesquisas , a canela é um ingrediente muito benéfico para estimular o crescimento do cabelo. De todos os seus compostos, foi a procianidina que chamou especial atenção dos especialistas, componente que se tem revelado um grande aliado no combate à alopecia.
A perda de cabelo pode ocorrer quando os folículos capilares não recebem fluxo sanguíneo suficiente . Esse processo pode ser favorecido pelo principal composto da canela, o cinamaldeído.
O cinamaldeído atua aumentando a circulação e o fluxo sanguíneo para os folículos capilares, o que promove o crescimento do cabelo. De acordo com diversos estudos, o seu efeito na circulação poderia reduzir a queda excessiva de cabelo em pessoas idosas.
Esta especiaria também contém micronutrientes ricos, como zinco e manganês. Por um lado, o zinco promove a atividade celular do couro cabeludo e atua como cofator das enzimas envolvidas na síntese do DNA.
Melhora a saúde geral dos folículos capilares. Enquanto isso, o manganês ajuda a formar o colágeno e oferece suporte estrutural ao cabelo.
O seu aporte de vitamina C, vitamina B1, ferro, potássio, cálcio e fósforo fazem dele um excelente multivitamínico que compensa deficiências que afetam o estado dos cabelos.