<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Exames de sangue a pessoas centenárias dão dicas sobre quais os segredos da longevidade

20 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

Se antigamente as pessoas com mais de 90 anos eram consideradas casos raros, hoje tornaram-se em algo comum.

Hoje as pessoas com mais de 90 anos constituem o grupo demográfico da população mundial que mais cresce , com números que praticamente duplicaram a cada dez anos desde a década de 1970.

Quanto tempo os humanos podem viver e o que determina uma vida longa e saudável são assuntos de interesse. Platão e Aristóteles discutiram e escreveram sobre o processo de envelhecimento há mais de 2.300 anos.

Contudo, a busca pela compreensão dos segredos por trás da longevidade excecional não é fácil. Envolve desvendar a complexa interação entre predisposição genética e fatores de estilo de vida e como eles interagem ao longo da vida de uma pessoa. Um estudo recente, publicado na GeroScience , revelou alguns biomarcadores comuns, incluindo níveis de colesterol e glicose, em pessoas que vivem mais de 90 anos.

O estudo compara perfis de biomarcadores medidos ao longo da vida entre pessoas com vida excecionalmente longa e seus pares de vida mais curta.

Foram comparados os perfis de biomarcadores de pessoas que viveram além dos 100 anos de idade e dos seus pares com vida mais curta, e investigada a ligação entre os perfis e a possibilidade de se tornarem centenários.

A pesquisa incluiu dados de 44 mil suecos que foram submetidos a avaliações de saúde entre 64 e 99 anos de idade – eram uma amostra da chamada coorte Amoris .

Foram incluídos doze biomarcadores sanguíneos relacionados com inflamação, metabolismo, função hepática e renal, bem como potencial desnutrição e anemia. Todos estes foram associados ao envelhecimento ou mortalidade em estudos anteriores.

O biomarcador relacionado à inflamação foi o ácido úrico – um resíduo no corpo causado pela digestão de certos alimentos. Também foram analisados marcadores ligados ao estado e função metabólica, incluindo colesterol total e glicose, e aqueles relacionados à função hepática, como alanina aminotransferase (Alat), aspartato aminotransferase (Asat), albumina, gama-glutamil transferase (GGT), fosfatase alcalina (Alp) e lactato desidrogenase (LD).

Os cientistas descobriram que, em geral, aqueles que chegaram ao centenário tendem a ter níveis mais baixos de glicose, creatinina e ácido úrico a partir dos sessenta anos. Embora os valores medianos não tenham diferido significativamente entre centenários e não centenários para a maioria dos biomarcadores, os centenários raramente apresentaram valores extremamente altos ou baixos.

Para muitos dos biomarcadores, tanto os centenários como os não centenários apresentaram valores fora da faixa considerada normal nas diretrizes clínicas. Isto provavelmente ocorre porque essas diretrizes são definidas com base numa população mais jovem e saudável.

Ao explorar quais os biomarcadores que estavam ligados à probabilidade de chegar aos 100 anos, descobriram os cientistas que todos, exceto dois (alat e albumina), os 12 biomarcadores mostraram uma conexão com a probabilidade de chegar aos 100 anos.

As pessoas nos cinco grupos mais baixos em termos de níveis de colesterol total e ferro tinham uma probabilidade menor de atingir os 100 anos em comparação com aquelas com níveis mais elevados. Enquanto isso, pessoas com níveis mais elevados de glicose, creatinina, ácido úrico e marcadores de função hepática também diminuíram a possibilidade de se tornarem centenários.

Em termos absolutos, as diferenças foram bastante pequenas para alguns dos biomarcadores, enquanto para outros as diferenças foram um pouco mais substanciais.

Para o ácido úrico, por exemplo, a diferença absoluta foi de 2,5 pontos percentuais. Isto significa que as pessoas do grupo com os níveis mais baixos de ácido úrico tinham 4% de probabilidade de completar 100 anos, enquanto no grupo com os níveis mais elevados de ácido úrico apenas 1,5% chegavam aos 100 anos.

Mesmo que as diferenças descobertas tenham sido, em geral, bastante pequenas, sugerem uma ligação potencial entre saúde metabólica, nutrição e longevidade excecional.

O estudo, no entanto, não permite quaisquer conclusões sobre quais fatores de estilo de vida ou genes são responsáveis ​​pelos valores dos biomarcadores. No entanto, é razoável pensar que fatores como a nutrição e a ingestão de álcool desempenham um papel. Acompanhar os valores dos rins e do fígado, bem como da glicose e do ácido úrico à medida que envelhece, provavelmente não é uma má ideia.

 

Mais Recentes

Investigadores portugueses mostram impacto de terapia inovadora no tratamento de doença da visão

há 20 minutos

Dados de viagens revelam que os viajantes portugueses não se cansam da Ásia

há 40 minutos

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 16 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 16 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 17 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 17 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 17 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 18 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 18 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 18 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 19 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 19 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 19 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 20 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 20 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 21 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 21 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 22 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 22 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.