Experienced Management: a rede que ajuda a contratar séniores

É um projecto inovador e único em Portugal, que se destina a ligar gestores experientes e com reconhecido percurso profissional, acima dos 50 anos, a empresas a quem a sua expertise possa ser útil.

É um projecto inovador e único em Portugal. Chama-se Experienced Management, e é uma plataforma de Interim Solutions diferenciada, que se destina a ligar gestores experientes e com reconhecido percurso profissional, acima dos 50 anos, a empresas a quem a sua expertise possa ser útil.

Segundo Manuel Lopes da Costa, country managing partner da BearingPoint e um dos accionistas desta plataforma, «é um projecto que visa dar trabalho – e não emprego – a pessoas com experiência e conhecimento que poderá ser valioso para o crescimento de um negócio».

Depois de décadas a valorizar os mais novos, as empresas têm sentido na falta da experiência e do know-how de quem tem mais anos de trabalho. Apesar de o paradigma de não contratar pessoas acima dos 50 anos estar a mudar, o caminho ainda está longe de estar concluído, com todas as dificuldades que lhe são inerentes.

Foi essa a razão que levou diversas figuras de relevo da economia Portuguesa a juntarem-se para lançar uma plataforma de recrutamento exclusivamente direccionada para profissionais acima dos 50 anos, altamente qualificados, com experiência comprovada em cargos de direcção ou administração de empresas.

António Casanova (CEO da Unilever), António Pires de Lima (CEO da Unicer), Arlindo Oliveira (presidente do Instituto Superior Técnico), Carlos Vasconcellos Cruz (fundador da Quantico), Emídio Pinheiro (ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e do Banco de Fomento de Angola), Estela Barbot (administradora e membro da comissão de auditoria da REN), Fátima Barros ( antiga presidente da ANACOM), João Vieira de Almeida (presidente executivo da VdA), Paulo Morgado (vice-presidente executivo da Capgemini ibéria), Rosário Pinto Correia (docente da Universidade Católica e vogal do conselho de administração da Pharol), Ricardo F. Reis (diretor para a área de Relações Internacionais da Universidade Católica), Leonor Colaço (consultora da Oxford Leadership) e Martin Schneider, CEO da BrainForce (a empresa suíça que detém a plataforma online que sustentará parte da actividade da empresa) foram os criadores deste projecto.

O que se pretende é uma aproximação dos profissionais mais experientes às empresas, numa lógica de funções temporárias mas altamente especializadas e qualificadas. Quem integrar a plataforma aceita desenvolver projectos pontuais e com uma duração definida, dentro da sua área de especialização, junto de empresas clientes. Não é uma agência comum, uma vez que o recrutamento não se destina a funções permanentes. O objectivo é assegurar projectos pontuais que ajudem a suprir a necessidades das organizações em determinado momento.

Ler Mais