Futebol à parte, onde estão as melhores praias da Europa? Espanha, Portugal ou Itália?

A Espanha é o melhor destino para as férias de verão, com 28% das melhores praias da Europa.

A plataforma de reservas de retiros BookRetreats classificou as praias de 16 países europeus com base naquilo que os viajantes consideram mais importante: popularidade, clima, segurança, acessibilidade e qualidade da água, avança a EuroNews.

«Utilizando dados das avaliações do Google, classificações de segurança do Global Peace Index e informações sobre a qualidade da água da Agência Europeia do Ambiente (AEA), foi atribuída a cada local uma pontuação de 0 a 1 para estas categorias, com uma pontuação total possível de 5», refere a noticia.

De entre mais de 14 000 destinos com as melhores classificações, a empresa de reservas de viagens analisou em pormenor 251 praias. Analisaram-nas todas, desde os locais mais populares e isolados – longe dos principais aeroportos – como a Praia da Samoqueira, em Portugal, ou Cala Mariolu, em Itália, até países como Chipre, onde 99,2% das zonas balneares referiram uma excelente qualidade da água.

Onde estão as melhores praias da Europa?
As 25 melhores praias da Europa estão espalhadas por todo o continente, desde a Alemanha à Grécia e à Croácia. Mas quando se trata do top 10, há um local que se destaca neste ranking.

A Praia da Marinha, em Portugal, surge em décimo lugar e a Praia da Falésia em segundo. Em Espanha, Cala Comte obteve o sexto lugar, Las Canteras o quarto e a praia de La Concha o primeiro lugar.

A Península Ibérica tem muitas das melhores praias do continente. De facto, só a Espanha tem 28% das melhores praias da Europa, de acordo com a classificação da BookRetreats.

Lama Monachile, Itália: Estenda a sua toalha de praia numa enseada icónica
Em quinto lugar está a costa de seixos de Lama Monachile, em Itália. Esta enseada entre duas magníficas falésias no meio de Polignano a Mare tem uma classificação de 4,7 em 5 de 14.900 avaliações do Google.

Os Verões são perfeitos para os amantes do sol, atingindo uma média de 30ºC, e o seu estatuto de Bandeira Azul garante uma água cristalina e de excelente qualidade. A Itália ocupa o 34º lugar no ranking mundial de segurança e esta praia também é facilmente acessível de carro, a apenas 50 km do Aeroporto de Bari.

Tudo isto dá a Lama Monchile uma pontuação de 4,15 em 5 – a praia italiana mais bem classificada da lista.

Praia de Las Canteras, Espanha: Apanhar uns raios de sol sem sair da cidade
No vibrante coração de Las Palmas, Gran Canaria, Las Canteras é a praia com a melhor classificação das Ilhas Canárias. Tem uma classificação de 4,7 em 5 de 14.400 comentários de viajantes.

O sol interminável traz temperaturas de verão de 28ºC e a qualidade da água é excelente, de acordo com os dados da AEA – um grande bónus se planear nadar ao largo e experimentar o seu animado recife de lava repleto de vida marinha.

Com a Espanha em 32º lugar no mundo em termos de segurança, recebe a mesma pontuação que todas as outras praias espanholas da lista. E quando se trata de acessibilidade, Las Canteras fica a apenas 22,5 km do Aeroporto de Gran Canaria.

No total, BookRetreats dá a esta praia uma pontuação de 4,21 em 5, o que significa que é a quarta melhor praia da Europa.

Praia de Pasjača, Croácia: Descubra uma joia escondida no Mar Adriático
Encravada entre um penhasco alto e o Mar Adriático, a praia de Pasjača é a melhor praia da Croácia. Tem uma classificação de 4,8 em 5 de mais de 2.400 avaliações – menos do que outras, mas uma indicação de que esta praia pode ser uma verdadeira joia escondida.

Aproveite o calor de 28ºC durante o verão e depois dê um mergulho na água de excelente qualidade. O mar é mais quente em agosto.

A Croácia está em 14º lugar no mundo em termos de segurança, o que também dá a esta praia alguns pontos extra e não podia ser mais facilmente acessível, a apenas 7,5 km do Aeroporto de Čilipi.

Com uma pontuação geral de 4,22 em 5, a Praia de Pasjača é a terceira melhor da Europa.

Praia da Falésia, Portugal: Refresque-se sob as falésias douradas
Rodeada pelas falésias de argila dourada do Algarve, a Praia da Falésia tem uma classificação média de 4,7 em 5 de 13.000 avaliações do Google.

Os dias claros de sol atingem uma média máxima de 28ºC no verão e – tal como todas as outras entradas no top 5 – tem uma excelente qualidade de água. Se a segurança é a sua preocupação, Portugal ocupa o 7º lugar a nível mundial. É um dos cinco países costeiros europeus mais seguros.

E o acesso a esta praia é fácil com a Praia da Falésia a apenas 31,4 km de carro do bem servido Aeroporto de Faro.

Praia de La Concha, Espanha: Visite a melhor praia da Europa
A Praia de La Concha encontra-se a leste de Bilbau, perto da fronteira entre França e Espanha.

Foi uma das praias mais bem classificadas da Europa, com uma média de 4,7 em 5 em 21.000 avaliações no Google. Os dias quentes e amenos de verão trazem temperaturas médias de 24ºC e a excelente qualidade da água torna-a um ótimo local para nadar.

A cerca de 30 minutos do Aeroporto de San Sebastian, também não é difícil lá chegar. E, na categoria final de segurança, a Espanha está classificada em 32º lugar a nível mundial. No geral, isto dá à praia de La Concha uma pontuação de 4,29 em 5, o que lhe confere o primeiro lugar na lista do BookRetreats.

Ler Mais