<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Há uma pergunta que urge colocar e obter resposta: Como comprar casa no contexto atual?

21 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Vejamos a resposta de quem sabe.

Mesmo com o aumento das taxas de juro, os preços da habitação têm continuado a subir em 2023, registando-se no 2º trimestre de 2023 um crescimento homólogo de 8,7% no Índice de Preços da Habitação, segundo dados do INE. Portanto, num momento em que se paga mais pelo dinheiro, paga-se também cada vez mais pelas casas, criando um desafio para muitos portugueses que querem comprar casa. Para que esse projeto não tenha de ser adiado, a UCI partilha algumas dicas.

 

Comece sempre pela qualificação financeira

Antes de escolher qual a melhor solução para si, se precisa de crédito habitação deve preocupar-se antes de mais em fazer uma qualificação financeira, para perceber que valor de crédito consegue obter e, em função disso, definir qual o valor da casa que pode comprar, o que simplificará muito a procura e ajudará a perceber qual a melhor opção para si no contexto atual do mercado.

 

Comprar casa fora dos grandes centros urbanos

Olhando para os 10 municípios em que, segundo o INE, é mais caro comprar casa em Portugal (Lisboa, Cascais, Oeiras, Loulé, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Porto, Albufeira e Tavira), facilmente se percebe que os distritos de Lisboa, Porto e Faro são neste momento particularmente desafiantes em termos de preços, porque são também aqueles em que há maior procura. Portanto, é um bom momento para aproveitar a possibilidade de teletrabalho total ou parcial concedida por muitas empresas e olhar para regiões mais suburbanas ou até mesmo rurais, onde se pode usufruir de um estilo de vida mais calmo, de um maior contacto com a natureza e, principalmente, de casas a preços mais acessíveis.

 

Comprar uma casa mais pequena

Se não quer abdicar de morar num dos principais centros urbanos ou nas suas imediações, uma das soluções pode passar por ceder em alguns dos requisitos da casa, para não ter de ceder na localização. Comprar uma casa mais pequena, desde que responda às suas necessidades atuais, pode ser uma boa aposta, e, daqui a algum tempo, com um contexto mais favorável, pode sempre mudar para uma casa maior. Por exemplo: se neste momento não tem filhos, mas planeia ter, não precisa de comprar já casa a pensar nisso e, quando for preciso, pode então procurar uma casa adequada, com a vantagem de já ter uma propriedade em seu nome, o que facilitará bastante o processo.

 

Comprar uma casa que precise de obras

Já pensou na possibilidade de comprar um imóvel não pelo que é, mas pelo que pode ser? Em vez de estar à procura de uma casa que responda a todos os requisitos que definiu e que pode estar fora do alcance financeiro, pode focar-se em alguns pontos-chave que a casa tem mesmo de ter e fazer as obras necessárias.

 

“Algumas pessoas evitam juntar a compra de casa com a realização de obras porque acham que é muita coisa a acontecer ao mesmo tempo. Mas pode ser financeiramente vantajoso, e há 3 razões que o explicam. Em primeiro lugar, porque comprar uma casa que precisa de obras e realizá-las fica mais em conta do que comprar uma casa remodelada, em que o vendedor utilizará o argumento das obras feitas para vender a casa por um valor mais significativo. Em segundo lugar, se recorrer à nossa solução de crédito habitação para aquisição + obras, por exemplo, a taxa de juro que é aplicada ao valor para obras é a mesma do crédito habitação, e que é mais baixa do que se tivesse de recorrer a um crédito pessoal para obras. Em terceiro lugar, esta solução funciona com libertação de tranches, à medida que a obra evoluiu, sendo o valor da prestação calculado apenas em função do dinheiro que já foi libertado”, esclarece Greg Delloye, CEO da UCI Portugal.

 

Alerta ainda para que “num caso em que a casa precise de obras profundas para ser habitável, uma vez que o cliente tem de garantir que tem onde ficar até à conclusão das obras e isso pode significar ter de ao mesmo tempo suportar encargos com a casa atual e com a casa futura, pode-se aplicar um período de carência enquanto a casa está em obras. Durante esse período, o cliente só pagará os juros sobre o crédito destinado a financiar a aquisição e obras.”

Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 13 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 3 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.