A melatonina sempre foi conhecida como a hormona do sono, mas vários estudos concluíram que também pode ajudar a perder peso.
Ela pode ajudar a controlar o apetite e, assim, diminuir as calorias que se consomem. Além disso, estimula a digestão, queima a gordura corporal e aumenta o gasto energético.
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Granada, a melatonina «tem benefícios metabólicos que podem contrariar a obesidade e ser benéficos no tratamento da diabetes e de doenças cardiovasculares» .
Cereja
Tem antioxidantes que ajudam a acelerar o metabolismo e melatonina. Beber sumo de cereja regularmente ou comer cerejas pode ajudar a regular os ciclos de sono.
Aveia
Possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, e as fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Aumentam de tamanho e formam um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade.
Tomates
Os tomates podem ajudar a perder peso, pois têm melatonina, vitamina C, fibras e antioxidantes. A forma como é preparado interfere no aproveitamento da melatonina pelo organismo. Quanto mais naturais estiverem, melhores serão os efeitos. Evite temperaturas excessivas.
Arroz
Tem grandes quantidades de hormona para perder peso e fornece nutrientes diferentes, como ferro e potássio.