Já ouviu falar em poejo? Sabe o que é e quais os seus benefícios?

Descubra mais sobre a planta e as suas propriedades.

Planta medicinal, o poejo tem propriedades digestiva, expectorante e antisséptica, pelo que é usada no tratamento de gripes e para melhorar a digestão.

Bastante aromática, é encontrado em locais húmidos, à beira de rios ou riachos.

As muitas propriedades do poejo incluem uma ação digestiva, estimulante, tónica estomacal, sudorífera, adstringente, emenagoga, febrífuga, anti-inflamatória, expectorante, carminativa, vermífuga e antisséptica e, por isso, poderia ser utilizada em diversas situações, como por exemplo:

  • Combater gripe e as constipações;
  • Aliviar a tosse;
  • Combater a falta de apetite;
  • Melhorar a digestão e aliviar os sintomas de má digestão;
  • Reduzir os sintomas da azia;
  • Combater parasitas intestinais;
  • Aliviar a febre.

Apesar das indicações, o poejo só deve ser utilizado sob indicação do médico e não deve substituir o tratamento indicado, sendo apenas um complemento.

Como deve ser consumir o poejo
O poejo pode ser consumido na forma de chá, o qual pode ser feito com as suas folhas, talos e flores, mas também pode ser utilizado na culinária para temperar pratos salgados, como pratos de peixe, açorda, infusão, licor, azeite aromatizado, em pratos de carnes, e também pratos doces, como pudim, torta, compota e na salada de fruta.

Chá de poejo:

Coloque 10 gramas de folhas numa panela e tape com 200 ml de água a ferver. Tape até ficar morno, coa e beba de seguid. Tomar de 2 a 3 chávenas por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais do poejo estão relacionados com o consumo em altas quantidades, o que pode resultar em sintomas leves, como dor abdominal, náuseas, vómito e diarreia, e sintomas mais graves como convulsões, alterações no fígado e alterações respiratórias.

Nota: está contraindicado para crianças até de 12 anos, mulheres grávidas e para pessoas que possuem problemas renais.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...