Felizmente para aqueles que acidentalmente engoliram pastilha a verdade é que não leva nem de perto nem de longe 7 anos para que ela saia do corpo, refere Julia Zumpano , nutricionista do Centro de Nutrição Humana da Clínica Cleveland, em Ohio. «Leva 40 horas, assim como a comida, para passar pelo sistema digestivo e sair pelas fezes», disse ela ao WordsSideKick.com.
Na verdade não digerimos pastilha elástica: «o corpo não tem enzimas para digerir alguns dos produtos que integram a pastilha elástica», disse a Nancy McGreal, gastroenterologista do Duke University Medical Center. «Se engolir pastilha elástica ela viajará por todo o trato intestinal».
Isso significa que a pastilha elástica vai sair inteira nas fezes, assim como acontece com pedaços de milho não digerido (que podem não ser digeridos porque são ricos em fibras e possuem uma cobertura de celulose, que também não possui enzimas para decompor) .
A pastilha é feita de um produto artificial chamado base de goma – que contém ingredientes não alimentares, como resinas, emulsificantes e amaciantes – que não pode ser digerido, de acordo com a Cleveland Clinic . No entanto, o corpo é capaz de digerir alguns dos outros ingredientes adicionados à pastilha, como os adoçantes.
«Se for uma ou duas pastilhas, provavelmente nada desagradável ou adverso acontecerá», disse McGreal. De acordo com o Controle de Venenos de Illinois , engolir pequenas quantidades não deve causar problemas, mas grandes quantidades podem causar «vómitos, prisão de ventre, inchaço abdominal e dor ou alterações nos hábitos intestinais».
No entanto, engolir pastilha elástica pode, em casos raros, causar obstrução intestinal se alguém engolir uma grande quantidade de uma só vez, disse Zumpano.