<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Mais de 2.200 povoações aderiram ao programa “Aldeia Segura” em seis anos

Cerca de 2.200 povoações aderiram em seis anos ao programa “Aldeia Segura”, que visa garantir uma maior proteção em caso de incêndio, mas menos de metade tem planos de evacuação para fogos, segundo dados da Proteção Civil.

Os números disponíveis no ‘site’ dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, do Ministério da Administração Interna e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), indicam que aderiram a este programa, criado após os incêndios de 2017, um total de 2.242 aglomerados, dos quais 2.093 tem um oficial de segurança local e 919 planos de evacuação, avança a Lusa.

O oficial de segurança da aldeia tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população.

A ANEPC realiza hoje na Guarda uma cerimónia de entrega da sinalética relativa às rotas de evacuação e locais de abrigo e refúgio em caso de incêndio rural.

Segundo a Proteção Civil, esta sinalética, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e inserida no quadro dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, visa aumentar a resiliência das comunidades e a segurança de pessoas e bens.

Os conjuntos de sinalética a distribuir são compostos por placas de local de refúgio e de local de abrigo, bem como por placas de direção, de modo a dotar os aglomerados de sinalética identificativa das rotas de evacuação e dos locais de abrigo e refúgio a utilizar em caso de incêndio rural, refere a ANPEC.

Segundo os dados dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, o distrito com o maior número de aldeias com este programa de proteção incêndios rurais é a Guarda, num total de 503 povoações, seguido Bragança (257), Viseu (234) e Santarém (202).

Das 2.242 povoações que aderiram ao programa “Aldeia Segura”, 1.412 têm locais de abrigo e 1.389 têm locais de refúgio paras as populações se protegerem dos fogos rurais.

Criados em 2018, os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” pretendem criar estratégias de proteção dos aglomerados populacionais em caso de incêndios rurais e incentivar a participação das populações.

Este programa é implementado no terreno pela ANEPC, câmaras e juntas de freguesia.

Mais Recentes

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 14 minutos

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 34 minutos

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 53 minutos

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 1 hora

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 2 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 2 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 2 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 3 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 3 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 3 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 4 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 4 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 4 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 5 horas

A 10 minutos do castelo, Leiria acolhe nova unidade hoteleira

há 5 horas

Opinião: «A obesidade e o cancro do pâncreas», Marília Cravo, gastrenterologista

há 5 horas

Se tem o hábito de beber café em jejum, pare já de fazer: a ciência explica o motivo

há 6 horas

Diga adeus aos mosquitos este verão: o Lidl tem a solução (custa menos de 10 euros)

há 6 horas

Com a mudança de clima a pele sofre sempre várias alterações: saiba cuidar dela agora que o calor chegou

há 6 horas

WhatsApp vai parar de estar disponível em mais de 30 modelos de telemóveis: saiba se um deles é o seu

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.