<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Marcelo Rebelo de Sousa participa na homenagem que relembra o homem que teve “Uma Vida Dada a Deus”

29 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais

A Dom Quixote edita “Uma Vida Dada a Deus”, homenagem ao cónego João Seabra (1949-2022) numa altura em que passa um ano da sua morte (3 de Junho de 2022).

O Presidente da República recorda “uma amizade fraternal que nasceu, cresceu e nunca morreu uma amizade fraternal de bem mais de meio século” do amigo de infância na Estrela, no primeiro capítulo de um livro que inclui depoimentos de D. Manuel Clemente, a análise da obra pelo economista João César das Neves e as quatro últimas homílias proferidas pelo padre.

“Chamava-se João Seabra. Era, já naquela dúzia ou pouco mais de anos, o Homem que marcaria a Igreja Católica, a Educação e Portugal. Como Marcelo Rebelo de Sousa participa na homenagem que relembra o homem que teve “Uma Vida Dada a Deus”Presidente da República Portuguesa, tive a honra de lhe testemunhar o reconhecimento por essa vida ao serviço de Portugal. Mas essa honra, sendo justíssima, não é o mais importante que lhe devo. Tive o privilégio de ele me ter aceitado como seu amigo, na nossa adolescência. E, com essa amizade, ter mudado, para sempre, a minha vida”, escreve Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto D. Manuel Clemente prefere destacar uma vida particularmente “fecunda e criativa”. “Pela convicção, pela ação e pela cultura. faz-nos falta em todo o lado: na Igreja, na sociedade e na cultura, bem como na agradabilíssima companhia pessoal. Supero a inevitável saudade dele com a herança que nos deixou para o futuro que construímos. Ainda com ele.”

João Seabra nasceu em Lisboa em 1949. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Entrou no Seminário dos Olivais em 1973 e foi ordenado sacerdote em 1978.

Foi capelão da Universidade Católica entre 1978 e 1988, pároco de Santos-o-Velho de 1989 a 2002, e de Nossa Senhora da Encarnação de 2004 a 2018. Doutorou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma.

Fundou e presidiu ao Colégio de S. Tomás, em Lisboa. Em janeiro de 2019 o Presidente da República condecorou-o com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infanta D. Henrique.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 7 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 17 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 18 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 1 dia

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.