A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS) apresenta, no próximo dia 10 de maio, entre as 9h00 e as 18h00, em Oeiras, a segunda edição do “Mexer Contra o Cancro” que conta com o apoio do Complexo Desportivo do Jamor e da Câmara Municipal de Oeiras.
A iniciativa tem como objetivo angariar apoio financeiro para projetos de investigação científica na área da oncologia e mobilizar a população no sentido da adoção de um estilo de vida ativo, como medida de prevenção e de combate ao cancro, segunda causa de morte em Portugal.
No Jamor, o “Mexer Contra o Cancro” oferece um programa animado para toda a família. As crianças podem divertir-se tanto no projeto educativo KidFun como nos insufláveis e podem ainda percorrer os trilhos do parque em bicicleta, entre outras aventuras ativas. Para os adultos, a oferta é também muito diversificada, variando entre atividades relaxantes como Bodybalance, Yoga e Pilates, modalidades mais intensas como Artes marciais, Capoeira, Taekwondo ou ainda danças latinas e jogos tradicionais.
Sessões de Total Workout, caminhadas, tiro com arco, jogos de futebol e versões adaptadas de algumas destas atividades, a pensar nos seniores e em pessoas com mobilidade reduzida, fazem igualmente parte do programa.
LPCC-NRS disponibiliza pulseiras solidárias para apoiar investigação em oncologia
A LPCC-NRS criou uma pulseira solidária, para doação no site e no Jamor, no dia do evento, cujas receitas vão reverter integralmente para a investigação científica na área do cancro, um dos grandes objetivos da iniciativa. Com a mesma finalidade, o “Mexer Contra o Cancro” vai também fornecer t-shirts solidárias no recinto.
O sucesso da primeira edição confirma a adesão e o espírito de solidariedade dos portugueses. No ano passado, foram distribuídas 9.000 pulseiras solidárias que resultaram no financiamento de três bolsas de investigação. Este ano, a LPCC- NRS espera que o montante angariado permita apoiar ainda mais projetos de investigação científica na área do cancro.
O “Mexer Contra o Cancro” leva também ao Jamor, no dia 10 de maio, vários institutos dedicados à investigação oncológica que vão disponibilizar informação sobre a investigação em Oncologia, sensibilizando o público presente e contribuindo para o seu envolvimento com a ciência. Nova Medical School, Faculdade de Motricidade Humana e Instituto Português de Oncologia são algumas das entidades de grande relevância nacional e internacional presentes em Oeiras.
“Mexer Contra o Cancro” promove Tertúlias
Em paralelo, o “Mexer Contra o Cancro” vai dinamizar, entre as 10h00 e as 15h00, três tertúlias – “Apoio à Investigação: Um compromisso Necessário”, “Atividade Física e Cancro: Antes, Durante e Depois” e “Ser e Sentir: a Relação entre Autoestima e Bem-Estar”, que contam com a participação de Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente do Núcleo Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, António Gentil Martins, Cirurgião Pediátrico, a radialista Joana Cruz, e a investigadora da Fundação Champalimaud, Rita Fior, entre outras personalidades.
Bicicletas GIRA facilitam participação no “Mexer Contra o Cancro”
Este ano, todos os participantes vão poder utilizar bicicletas GIRA e manterem-se ativos, reforçando a importância que a LPCC-NRS atribui à adoção de um estilo de vida saudável na luta contra a doença oncológica.
“Mexer Contra o Cancro” conta com o apoio de várias entidades
O “Mexer Contra o Cancro” conta com o apoio de vários parceiros, designadamente: Complexo Desportivo do Jamor/Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Lisboa – Bicicleta Gira, Faculdade de Motricidade Humana, Federação de Ténis, Federação de Rugby, Federação de Tiro com Arco, Fundação Benfica, Fundação Sporting, Ginásio Clube Português, Solinca, Stat, Jazzy, Joaquim Chaves Fitness e Capital Basebol Club.
O cancro continua a ser a segunda causa de morte em Portugal e em 2022, registaram-se cerca de 34 mil mortes provocadas por esta doença, segundo a estimativa da Agência Internacional para a Investigação em Cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS).