Não é muito agradável o dia seguinte a beber demais. Por isso previna-se com estas dicas:
- Coma algo antes de beber. Ter alimentos no estômago – em especial alimentos que contêm amido e gordura – desacelera a absorção do álcool pelo corpo.
- Prefira os destilados claros no lugar dos escuros, como vodca e gin (quanto melhor a qualidade, melhor). Destilados mais escuros contêm maiores quantidades de substâncias tóxicas chamadas congêneres que contribuem para as ressacas.
- Enquanto estiver a beber, procure ingerir um copo de água entre cada bebida alcoólica. Isso diminui a sua ingestão e ajuda a evitar a desidratação.
- Tome uma dose de 50 mg de vitamina do complexo B antes de começar a beber e outra enquanto estiver a beber. Isso ajuda a aliviar a ressaca.
Depois de beber, hidrate-se com dois copos de água antes de ir para a cama.
Ressaca com vómito? Faça um chá de gengibre
O gengibre acalma o estômago na manhã do dia seguinte, diminuindo a náusea e acelerando o metabolismo. Adoce com bastante mel – isso ajuda a queimar o álcool que ainda restar no organismo.
Tome um caldo com cubos de gelo
Caldos de carne, aves, peixe ou legumes repõem o sal e o potássio e ajudam o corpo a hidratar-se. Bebê-lo frio é mais revigorante.
Café depois da ressaca de cerveja
A cafeína, um estimulante do sistema nervoso central e vasoconstritor, acalma temporariamente a cabeça dolorida e fornece bastante energia para sair porta fora na manhã seguinte.
Hidrate-se como um jogador
Antes de ir para a cama, beba dois copos de 250 ml de uma bebida isotónica. Isso ajudará a evitar a desidratação e pode afastar uma dor de cabeça.
Reidrate-se para curar a ressaca
O álcool é um diurético que incentiva a produção de urina, portanto beba muita água para se livrar daquela língua seca e da dor de cabeça.
Mel com torradas
O açúcar concentrado no mel transforma as toxinas do álcool que estão no corpo em ácido acético, que é queimado como parte do ciclo metabólico normal.