Não existem dúvidas: as nossas mentes precisam da natureza

Ela é uma ajuda importante para o bem-estar do ser humano.

Uma elegia ao poder curativo da natureza, algo de que precisamos mais do que nunca, num mundo dominado pela ansiedade e pela iminente catástrofe ecológica.

Hoje, muitos de nós vivem dentro de quatro paredes, desligados como nunca do mundo natural, mas a natureza continua profundamente arraigada na nossa linguagem, cultura e consciência. Que acontece, pergunta a aclamada jornalista Lucy Jones, quando perdemos a nossa ligação com o mundo natural?

Com sensibilidade e rigor, este livro é uma viagem arrebatadora por uma investigação nova, que estuda o como e o porquê de a ligação com o mundo natural poder afetar a nossa saúde de maneira drástica.

Desde as escolas florestais do leste de Londres até ao Banco Mundial de Sementes de Svalbard, passando por florestas virgens, laboratórios californianos e divãs de ecoterapeutas, Lucy Jones transporta-nos à vanguarda da biologia, neurociência e psicologia humanas, e revela novas formas de compreender o nosso relacionamento cada vez mais disfuncional com a Terra.

Lucy Jones nasceu em Cambridge, na Inglaterra, e estudou no University College London. Escritora e jornalista freelance desde 2015, é autora de numerosos artigos sobre cultura, ciência e natureza para a BBC, Sunday Times, The Guardian e New Statesman.

O seu primeiro livro, Foxes Unearthed, sobre a relação entre os humanos e as raposas, foi galardoado com o Society of Authors’ Roger Deakin Award em 2015.

Perder o Paraíso foi considerado livro do ano 2020 pelo Times e pelo Telegraph e venceu o Society of Authors’ K. Blundell Trust Award.

Ler Mais